O encontro Advocacia Fazendo História superou a expectativa dos seus organizadores e foi sucesso, nessa última quarta-feira (7), no Terraço Carvalheira, no Shopping Recife – capacidade para 650 pessoas – totalmente lotado por advogadas e advogados pernambucanos (Recife, RMR e Interior) desde o meio dia e até parte da tarde, atendendo ao chamado da sua coordenadora, a advogada e professora Ingrid Zanella.
O evento reuniu profissionais do direito em torno de almoço adesão, com a proposta de networking e troca de experiências em direção ao permanente debate de pautas de interesse da categoria, com destaque para a defesa das prerrogativas da carreira, garantia de honorários, paridade de gênero, representatividade negra, valorização da advocacia interiorana, entre outras.
“Este foi um convite especial porque é um chamado para fazermos história. E mais, na condição de protagonista. A “Advocacia Fazendo História” se propõe a uma OAB/PE ainda mais inclusiva, mais participativa, com o olhar voltado para a realidade da advocacia em todos os seus aspectos. É uma construção coletiva alicerçada na ética, na verdade, na inovação, na responsabilidade, na defesa das prerrogativas e dos honorários e na independência da Ordem. Esse encontro já valeu pela interatividade aqui vista”, lembrou Bruno Baptista, ao falar como representante dos últimos ex-presidentes da Ordem, em nosso estado, grande parte destes presentes ao evento.
Ingrid Zanella, conhecida por sua atuação destacada no cenário jurídico local, depois de ouvir várias representações, se apresentou com discurso inspirador, ressaltando a importância da união e do fortalecimento da classe. Reafirmou compromissos, destacou sua dedicação ao Direito,falou sobre superação, dificuldades, união e participação, sem perder o olhar para o futuro profissional da classe . E lembrou que “é preciso inovar , apostar na transformação digital” . Mas Zanella também tratou de afeto e apresentou um vídeo que emocionou a multidão presente que respondeu com aplausos , essa homenagem à saudosa e amada dos advogados e advogadas pernambucanos, Dona Nair Andrade”.
Em seguida, ao tratar do tema “fazer história e fazer diferente”, Zanella se dirigiu ao público com voz firme “vai ter mulher na Ordem”, em alusão à constante luta do segmento feminino, no qual ela se insere e defende, na busca por mais espaços de poder para as mulheres que atualmente são maioria (52%) no universo do direito brasileiro. Ingrid Zanella, aproveitou e também mandou recado, de forma objetiva e enérgica: “ Ninguém vai parar a advocacia”. A frase tinha endereço certo.