A perda auditiva na infância afeta a rotina, trazendo problemas de fala, socialização e educação, inclusive interferindo no desempenho escolar da criança. O acompanhamento fonoaudiológico é essencial para diagnosticar o problema de forma precoce e o período de férias escolares é ideal para isso.
O check-up auditivo em crianças consiste em uma série de exames que avaliam a audição e detectam possíveis problemas auditivos. Entre eles: Audiometria – para medir a capacidade de ouvir diferentes tons e sons; Imitanciometria – avalia todo mecanismo da orelha média e os reflexos; Timpanometria – avalia a saúde do tímpano e a funcionalidade do sistema de condução auditiva e Emissões Otoacústicas – para medir a resposta do ouvido interno a estímulos sonoros, detectando problemas no processamento auditivo.
“As férias são um momento adequado, pois é possível encaixar os exames na rotina da criança e, caso seja identificado algum distúrbio auditivo, iniciamos o tratamento, que já pode apresentar bons resultados quando o segundo semestre letivo iniciar, melhorando tanto o desempenho na escola, quanto as habilidades sociais”, explica a fonoaudióloga da Clínica Três Marias, Dra. Tarciana Amorim.