A tradicional Festa das Marocas, que celebra a cultura e a identidade do povo de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, conta este ano com um forte esquema de segurança pública articulado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). De 4 a 8 de julho, mais de 615 profissionais das forças de segurança atuam de forma integrada para garantir a tranquilidade de moradores, turistas e comerciantes que participam dos festejos.
Com investimento superior a R$ 111 mil, a operação mobiliza efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Corregedoria Geral e Ouvidoria da SDS. Entre os destaques da estrutura estão o uso de tecnologia de monitoramento com drones, a presença da Delegacia Móvel para facilitar o registro de ocorrências no local da festa, além de reforço estratégico nos principais polos de circulação.
A operação também conta com o apoio do com diversos profissionais da SDS, que acompanham o evento em tempo real, promovendo respostas rápidas a qualquer intercorrência. A atuação preventiva e ostensiva visa não apenas ampliar a sensação de segurança da população, mas também proteger o patrimônio público e privado durante os cinco dias de festa.
A presença da Ouvidoria e da Corregedoria nos dias de festa também reforça o compromisso da SDS com a transparência, o controle social e o respeito aos direitos da população e profissionais de Segurança Pública.
“A Festa das Marocas é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e, esse ano, volta a reunir milhares de pessoas com uma programação que valoriza as tradições nordestinas e a SDS segue firme no seu compromisso com a segurança cidadã, garantindo que a festa aconteça em clima de paz e celebração”, destacou a Gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos, tenente-coronel BM Rafaela Reny.