Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Festival Cultura e Transversalidades celebra a arte pernambucana no Cabo de Santo Agostinho

  • Cultura

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o Instituto Materialize Ideias promove o primeiro Festival Cultura e Transversalidades do Ponto de Cultura Farol de Ideias. A ideia é celebrar a produção cultural do Cabo e promover a inclusão por meio da arte. O evento acontece de 27 a 30 de novembro, na Estrada de Calhetas, litoral do Cabo de Santo Agostinho, e todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

No primeiro dia, haverá estreia do Cineclube Marisco, com mostra de curtas, médias e longas-metragens brasileiros. Na quinta-feira (27), às 19h, será exibido o média metragem “Esperantivo: uma vida em poesia” (Documentário, 2025, 45 min, Dir. Jefte Amorim), uma biografia da vida e obra do Poeta Esperantivo, um homem de origem simples, mestre da cultura popular do Cabo, que enfrentou o abismo da depressão e encontrou, na poesia, um meio para se reinventar. Será a estreia do filme na cidade e após a exibição, o diretor participará de uma rodada de debate e microfone aberto para poesia.

Na sexta (28), às 19h, será exibido “Daquele instante em diante” (Documentário, 2010, 109 minutos, dir. Rogério Velloso). A vida e a obra de Itamar Assumpção, artista negro, compositor genial, que deixou um legado incontornável para a história da música autoral no Brasil. As vozes compõem um retrato da complexa personalidade de Nego Dito, criador independente que colocou sua arte acima das critérios do mercado. A exibição do filme é cedida pelo Itaú Cultural Play. No mesmo dia, será exibida a animação “Caeté” produzida pelos estudantes da EREM Senador Fernando Pessoa de Queiroz, através da Oficina de Animação (Stop Motion). A narrativa apresenta a perspectiva dos indígenas Caetés, que habitavam o litoral do Cabo de Santo Agostinho quando as caravelas do explorador Vicente Yáñez Pinzón chegaram e invadiram seu território.

Já no sábado (29) e domingo (30), o festival apresenta duas formações do projeto Farol de Ideias: Cultura e Transversalidades. No sábado, das 9h às 12h e 14h às 17h, será o workshop “A História do Cabo: Narrativas Decoloniais” com o facilitador Enerson Silva, do Instituto Histórico, Arqueológico, Geográfico e Cultural do Cabo, que pretende promover uma revisão crítica da história do Cabo de Santo Agostinho, a partir da perspectiva decolonial.

No mesmo dia, haverá um ensaio aberto do grupo de percussão do Ponto de Cultura com o facilitador Daniel Semsobrenome. E a culminância do festival será no domingo com o Workshop de Ciranda e Coco de Roda com o Mestre João Goitá, das 9h às 12h e 14h às 17h, com a apresentação de Coco de Roda e Ciranda do Grupo Mestre Goitá. E para finalizar o festival, o “Boi da Lua”, representatividade cultural de diversos artistas locais e do Ponto de Cultura Boi da Lua, localizado no Vale da Lua, litoral do Cabo de Santo Agostinho.

“Nesta primeira edição, buscamos ampliar a visibilidade dos artistas locais, especialmente nas áreas do audiovisual, da literatura e da cultura popular, com a exibição do média-metragem “Esperantivo”, produzido na própria região. As duas formações — uma voltada à história do Cabo sob uma perspectiva decolonial e outra dedicada à cultura da ciranda e do coco de roda — pretendem fortalecer, de maneira educativa e prática, a representatividade da cultura negra cabense. Nosso objetivo é contribuir para que a população afro-brasileira local reconheça, valorize e se sinta pertencente à sua própria identidade cultural.”, explicou Enaile, coordenadora do festival.

Confira a programação completa:

Quinta-Feira (27), às 19h – Cineclube Marisco
“Esperantivo: uma vida em poesia” (Documentário, 2025, 45 min, Dir. Jefte Amorim)
Pós-Exibição: Debate sobre o filme e Sarau de Poesia

Sexta-feira (28), às 19h – Cineclube Marisco
“Caeté” (Animação, 2025, 3min, dir. estudantes da EREM Senador Fernando Pessoa de Queiroz)
“Daquele instante em diante” (documentário, 2010, 109 minutos, dir. Rogério Velloso)
Pós-Exibição: Debate sobre os filmes

Sábado (29)
9h às 12h – 14h às 17h: Workshop “A história do Cabo: Narrativas Decoloniais” com Enerson Silva
17h Ensaio Aberto Grupo de Percussão Cultura e Transversalidades

Domingo (30)
9h às 12h – 14h às 17h: Workshop de Ciranda e Coco de Roda com Mestre João Goitá
17h – Cortejo do Boi da Lua
18h – Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá

SERVIÇO
Festival Cultura e Transversalidades
27 a 30 de novembro
Sede do Ponto de Cultura Farol de Ideias (Estrada de Calhetas, 10 – Calhetas – Nazaré, Cabo de Santo Agostinho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *