Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Festival Curta na Serra encerra inscrições de filmes nesta quinta-feira (15)

Festival Curta na Serra encerra inscrições de filmes nesta quinta-feira (15)

  • Cultura

Expoente do calendário audiovisual brasileiro, o Festival de Cinema ao Ar Livre – Curta na Serra chega à reta final de inscrições de filmes para a sua 6ª edição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 15 de agosto de 2024, por meio do regulamento e do formulário disponíveis no site do festival: www.curtanaserra.com.br.

O Curta na Serra acontecerá em formato híbrido, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, com sessões presenciais ao ar livre no Distrito de Serra Negra (Bezerros – PE),  premiações, oficinas, roda de diálogos e apresentações culturais, em uma programação totalmente gratuita. Além disso, a programação contempla ainda a exibição online de filmes de forma online no site do festival.

Valorizando a diversidade e a qualidade das produções audiovisuais, a seleção de filmes do Curta na Serra busca, a cada ano, apresentar recortes cinematográficos e olhares de todos os cantos do país. Para garantir esse cuidado especial com a programação, a curadoria desta 6ª edição do festival será assinada pelo membro da Abraccine e crítico de cinema Vítor Búrigo, editor do portal especializado CineVitor. 

Durante a seleção, cada realizador poderá concorrer com até 02 (dois) filmes. Os concorrentes podem se inscrever nas seguintes categorias: Curta-metragem Nacional, Curta-metragem Pernambucano Videoclipe. Podem ser inscritos curtas finalizados a partir de 2022, em todos os formatos de captação de imagem e gêneros cinematográficos, com duração máxima de 20 minutos.O 6º Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre é uma realização da Eixo Audiovisual Produções Cinematográficas, em coprodução com a Pernambuco Filmes, em parceria com o Cineclube Angu, e com incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco.

Conheça o Curta na Serra

Consolidado no calendário cultural do audiovisual brasileiro, celebrando a arte, a cultura e as diversas realidades dos ‘Brasis’, o Curta na Serra visa promover encontros inclusivos e diversificados, destacando-se por suas ações de acessibilidade comunicacional, como debates e sessões com recursos de LSE, Libras e Audiodescrição. Além disso, o festival contribui ativamente para a formação e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual, oferecendo oficinas e promovendo encontros entre realizadores e produtores de festivais do interior do Brasil. Localizado em uma reserva ambiental e em uma das paisagens mais bonitas do país, o festival também se dedica à conscientização e preservação do meio ambiente, integrando ações ambientais em sua programação. 

No meio do corredor agrestino, entre Gravatá e Caruaru, encontra-se Bezerros, com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Cidade reconhecida pelo carnaval, considerado um dos melhores do Estado, se destaca ainda pelo seu pólo gastronômico e é palco para a produção de grandes artistas, como Lula Vassoureiro e J. Borges. No alto da cidade encontra-se a Serra Negra, um de seus distritos mais conhecidos. Situada a uma altitude de 960 metros, com temperatura que chega até 9ºC, é cercada por uma reserva ecológica, que faz da sua beleza um lindo cenário para cartão postal. Por ser de fácil acesso, o lugar é um grande centro turístico, que além de abrigar um parque ecológico, movimenta o comércio cultural na região.

É neste cenário arrebatador que ocorre o Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre, com o objetivo de difundir a cultura do cinema ao público da região. O evento traz consigo não só a oferta de experiências cinematográficas, mas também abriga atividades musicais, formativas e gastronômicas, abrangendo uma cadeia produtiva cada vez mais diversificada. A cada ano, a curadoria do evento busca selecionar curta-metragens que dialoguem com a cultura regional e nacional, de diferentes realizadores, promovendo a reflexão, o lazer, o conhecimento, e acima de tudo, a integração dos indivíduos com suas identidades culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *