Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do 11º Festival de Cinema de Caruaru. Nesta edição, serão oferecidas três formações durante o mês de agosto, nas áreas de crítica cinematográfica, produção de documentários e cinema africano. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível em: https://bit.ly/oficinas11festcinecru até sexta-feira (26).
O cronograma de aulas terá início no dia 6 de agosto, com a oficina ‘Construções Textuais de Júri e Crítica Cinematográfica’, que será ministrada por Edvaldo Santos. As aulas acontecerão das 14h às 18h e seguirão até o dia 8, na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho. Os participantes terão a oportunidade de integrar o Júri Jovem do Festival de Cinema de Caruaru, elencando premiados entre os filmes exibidos.
Outra oficina ofertada será a de ‘Produção de Documentários de Baixo Orçamento’, ministrada pelo cineasta Carlos Kamara, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de agosto, das 15h às 18h, também na ETE Nelson Barbalho. Durante a formação, serão apresentados conceitos práticos e teóricos sobre o formato de documentário, além de detalhes sobre a construção deste tipo de filme.
Encerrando a programação, será realizada a oficina ‘Cinema Sankofa: Revisitando os filmes africanos e afrodiaspóricos’, com a professora Karla Fagundes, nos dias 16 e 17 de agosto, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores. As aulas acontecerão em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de analisar filmes africanos, compreendendo suas temáticas e realizando uma reflexão crítica sobre o impacto dessas representações no cenário cinematográfico.
Os estudantes interessados podem se inscrever em mais de uma oficina. A lista dos selecionados será divulgada na próxima terça-feira (30), no site oficial do festival: https://festivaldecaruaru.com.br/.