Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

FIEPE lança Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco

FIEPE lança Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco

  • News

Criado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco será oficialmente lançado no próximo dia 31 de março, às 10h30, na Casa da Indústria, no Recife. O evento marca o início de uma iniciativa estratégica em prol do desenvolvimento do estado, com o objetivo de acompanhar e articular as obras estruturantes em nosso território. Atualmente, cerca de 20 empreendimentos mapeados representam um investimento estimado de R$ 27,6 bilhões até 2032, contemplando melhorias em rodovias, novas construções, ferrovias, além de equipamentos públicos e privados.

A cerimônia contará com a presença de empresários e lideranças políticas das bancadas estadual e federal. Entre os nomes confirmados, estão os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o de Pesca e Aquicultura, André de Paula; os senadores pernambucanos Fernando Dueire e Teresa Leitão; a vice-governadora Priscila Krause; o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos – cuja participação será fundamental, considerando o papel da empresa na supervisão e na condução da parte pública da obra da Ferrovia Transnordestina, especialmente no trecho entre Salgueiro e Suape; e o presidente emérito da CNI e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, referência nacional em temas ligados à indústria e infraestrutura.

O Fórum foi concebido para atuar como um elo entre governo, setor privado, especialistas e a sociedade civil, com foco na proposição e no monitoramento de ações coordenadas que aprimorem a infraestrutura do estado, gerem empregos de qualidade, fortaleçam cadeias produtivas e impulsionem o desenvolvimento econômico.

“Vamos dar um passo importante em direção a um futuro mais próspero e sustentável para Pernambuco. O Fórum é a materialização do nosso compromisso em transformar o estado, com a modernização da infraestrutura e com a criação de um ambiente de negócios competitivo, sustentável e resiliente”, afirmou Bruno Veloso, presidente da FIEPE.

Durante as agendas do Fórum, serão destacados projetos de grande impacto para o estado, como o Arco Metropolitano, a duplicação da BR-232, a implantação da Escola de Sargentos, além de investimentos em infraestrutura energética, hídrica e digital — fundamentais para transformar a infraestrutura pernambucana em um diferencial competitivo e garantir maior eficiência logística.

O evento de abertura terá como foco a Ferrovia Transnordestina, uma das obras mais estratégicas para Pernambuco e o Nordeste, e que desde 2006 é acompanhada de perto pela FIEPE. A programação contará com a apresentação da pesquisadora do SENAI-PE, Fátima Brayner, além da participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.

Na sequência, o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, fará uma exposição sobre o papel da empresa na gestão pública do trecho Salgueiro–Suape da Transnordestina, que inclui planejamento, fiscalização técnica e articulação institucional. A atuação da Infra S.A. é essencial para garantir o avanço desta que é considerada uma das obras de infraestrutura mais relevantes do país.

Ainda no evento, será entregue um manifesto, elaborado em conjunto com entidades empresariais e representantes da sociedade civil, que clama por celeridade e êxito na execução das obras da Transnordestina em Pernambuco, especialmente no trecho sob responsabilidade da União.

Além da Transnordestina, o Fórum também se dedicará a outras prioridades estruturantes para o futuro do estado, como a melhoria das estradas vicinais, a gestão eficiente dos recursos hídricos, a transição para fontes de energia renováveis e a modernização da infraestrutura digital.

A iniciativa reforça o compromisso da FIEPE por meio dos seus Conselhos Temáticos de Infraestrutura, o COINFRA, e de Meio Ambiente, o CONTEMA —, em parceria com especialistas, entidades de classe e associações representativas da sociedade civil pernambucana. Para o presidente Bruno Veloso, o objetivo é assegurar que os benefícios da infraestrutura cheguem de forma equitativa a todas as regiões de Pernambuco.

Para garantir o acompanhamento eficiente dos investimentos, a FIEPE contará com o suporte da consultoria Deloitte e da inteligência estratégica do Observatório da Indústria de Pernambuco, mantido pelo SENAI-PE. Esse equipamento de inteligência fornecerá dados técnicos e análises de viabilidade, permitindo o monitoramento dos projetos com base em metodologia estruturada.

Serviço:
Lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco
Data: 31 de março de 2025
Horário: 10h30
Local: Casa da Indústria, Santo Amaro – Recife

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *