O cantor Zé Vaqueiro anunciou, em suas redes sociais, o falecimento de seu filho Arthur, de 11 meses. A informação foi divulgada na madrugada desta terça-feira (09), pela equipe do artista. O bebê nasceu no fim de julho de 2023, e foi diagnosticado com uma síndrome rara, chamada de Síndrome de Patau.
“Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo dos nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós”, diz o comunicado compartilhado pelo cantor e pela esposa dele, a empresária Ingra Soares.
Arthur era o terceiro filho do casal e ficou internado por 10 meses. Em 16 de maio, o bebê chegou a receber alta, mas precisou retornar ao hospital após sofrer uma parada cardíaca.
SOBRE A SÍNDROME DE PATAU
A síndrome da trissomia do cromossomo 13, também chamada de síndrome de Patau, é uma doença rara, que pode acometer um entre 4 mil ou 5 mil bebês. A alteração genética é caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no bebê, o que causa problemas de má formação no rosto e nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.
O número de cromossomos varia de espécie para espécie, mas seres humanos possuem, de modo geral, 46 cromossomos em cada célula, sendo 23 herdados do pai e 23 da mãe.
Os cromossomos são contados em dupla e nomeados numericamente (um par de cromossomos 1, um par de cromossomos 2, um par de cromossomos 3, e assim por diante). A síndrome de Patau se caracteriza pela presença de um cromossomo 13 a mais.
Entre os problemas causados pela doença estão:
. Malformação no coração
. Malformação no sistema nervoso
. Alterações nas faces e lábios leporinos
. Malformação nos rins
. Problemas respiratórios
. Micro ou anolftalmia (olhos pequenos ou ausência de olhos)
. Defeitos abdominais
. Malformação nas orelhas e surdez