O curta-metragem aborda o futuro de Pernambuco com as mudanças climáticas e traz reflexões sobre o tema
Uma jornada entre a dança e a resistência artística revela o possível futuro do estado de Pernambuco no ano de 2050, devido às mudanças climáticas. O curta-metragem “Entre o Mar e o Sertão”, escrito e dirigido por Elle Moon, traz uma narrativa visual e poética que explora a transformação do sertão e do mar em um cenário futurista e distópico. A produção representa a fusão entre arte, dança e ativismo ambiental. Com aproximadamente 20 minutos de duração, o filme mistura elementos de vídeo, música e poesia para criar uma experiência cinematográfica única e impactante.
As gravações do filme aconteceram no interior de Pernambuco, entre os dias 11 e 15 de setembro, iniciando com um dia intenso de filmagens na cidade de Arcoverde e, em seguida, no Vale do Catimbau, em Buíque. Os integrantes do projeto exploraram as trilhas do Catimbau, capturando paisagens únicas do sertão pernambucano.
Com lançamento previsto para 16 março de 2025 (Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas), a equipe está trabalhando para entregar uma obra que encante e sensibilize o público. Através do instragram @entreomareosertao, é possível conferir fotos dos bastidores, quizzes, trailers oficiais e até o lançamento da música original do filme, escrita e gravada pela multiartista Alana Martiniano. O curta-metragem será exibido pelo Youtube, no canal Aceite o Mistério.
A acessibilidade também é uma prioridade do projeto, com legendas e audiodescrição, garantindo a inclusão e fazendo com que a mensagem alcance o maior número de pessoas possível. “Em tempos de incertezas, fazer a sua parte é um ato de resistência, esperança e amor. Dessa forma, “Entre o Mar e o Sertão” convida o espectador a imaginar um futuro onde ser humano e natureza coexistam em harmonia. O filme é um chamado à ação”, destacou a diretora, Elle Moon.
A realização do projeto foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, que promove produções culturais em todo o Brasil. Esse apoio reforça a importância de projetos que valorizam e preservam a cultura local e que impulsionam debates essenciais sobre a sustentabilidade através da arte. Para conferir esse e outros projetos da produtora, acesse: aceiteomisterio.com
Sinopse
Em um futuro próximo, o estado de Pernambuco, se encontra à beira da inundação devido às mudanças climáticas extremas. A notícia leva a protagonista, a uma jornada solitária por estradas abandonadas, encontrando nas ruínas uma conexão com suas raízes. A dança se torna seu único canal de comunicação, enquanto a natureza reivindica seu espaço. A profecia ancestral se concretiza: o sertão vira mar. “Entre o mar e o sertão” é uma videodança em formato de curta-metragem que fala sobre mudanças e identidade.
Mini Bio
Elle Moon é atriz, escritora e diretora. Há 10 anos na área, com destaque em teatro e escrita, participou de projetos como “Recife Mal Assombrado”, “Lisbela e o Prisioneiro” e “Família Addams – O Musical”. Em 2022 ingressou no audiovisual e em 2024 dirigiu “Estação da Cultura”, primeiro curta-metragem lançado pela sua produtora independente “Aceite o Mistério”.
Ficha Técnica
Elle Moon – Diretora e Roteirista
Tulio Pyrrho – Piloto de Drone
Rafaela Quintino – Diretora de Produção e Assessora de Imprensa
Cecília Gonçalves – Assistente de Produção e Tradutora
Anthony Delarte – Diretor de arte
Elle Moon – Filmagem e Edição
Madu Melo – Atriz e Coreógrafa
Alana Martiniano – Produtora Musical
Susi Moreira – Figurinista
Manu Silveira – Maquiadora
Apoio
Zé Almeida (Guia turístico)
Akasha Produções
Anthony Delarte Design
Bolsas F.A.G.
Chácara Vale Pôr do sol