Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

FLUAR: Festival de Cinema Universitário do Agreste chega a Caruaru com exibição de curtas, oficinas e programação gratuita

  • Cultura

De 09 a 12 de setembro de 2025, Caruaru sediará a primeira edição do FLUAR – Festival de Cinema Universitário do Agreste, evento gratuito que reúne a potência criativa de jovens realizadores do audiovisual pernambucano e brasileiro.

As inscrições para envio de curtas-metragens já estão abertas e seguem de 15 de junho a 15 de julho de 2025. Podem participar estudantes de todo o Brasil com filmes produzidos em contexto acadêmico e finalizados entre janeiro de 2023 e julho de 2025, através do formulário de inscrição: https://forms.gle/LZfcb5BG5c2gWZrP7 

Esta edição será realizada na nova instalação do Armazém da Criatividade, que passa a funcionar no Centro Cultural Tancredo Neves, no centro da cidade de Caruaru. A programação completa será divulgada no final de agosto e contará com mostras competitivas, oficinas formativas e rodas de conversa com profissionais do audiovisual.

As mostras estão organizadas nas seguintes categorias:

  • Sabiá – estudantes do ensino médio, técnico e cursos livres;
  • Azulão – universitários de todo o Brasil;
  • Patativa – universitários de Pernambuco;
  • Carcará – ficção de gênero produzida por universitários (terror, suspense, ficção científica, etc.);
  • MOSCCAA – estudantes do CAA/UFPE (não competitiva).

O festival integra a programação oficial da SECOM – Semana de Comunicação da UFPE Caruaru, realizada em parceria com o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACO). O FLUAR nasce como um espaço de valorização do cinema universitário independente, promovendo encontros, trocas e visibilidade para as múltiplas narrativas produzidas nas universidades e escolas brasileiras, com o objetivo de fortalecer o audiovisual como ferramenta de expressão, reflexão e transformação social no interior do país.

Realização do coletivo Oxidroide, incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, da Fundarpe e do Governo de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *