Três apresentações com muito forró aconteceram neste domingo (11), na Casa Rosa, endereço do polo Matrizes do Forró durante a passagem da primeira edição do Festival Pernambuco Meu País em Caruaru, no Agreste.
O primeiro a subir ao palco foi Gilmar Leite. Ele aprovou a implementação do evento no calendário fixo estadual. “É uma satisfação muito grande como artista, compositor e instrumentista. É uma alegria muito grande estar tocando aqui em Caruaru. Aqui a cidade respira forró o ano todo. É um espaço a mais para inserir os artistas e os ritmos culturais como um todo”, projetou com otimismo.
Depois dele, foi a vez da quadrilha junina movimentar o público, que preencheu todos os espaços da Casa Rosa neste domingo. Diretor do grupo, Jailson Monteiro falou do compromisso em valorizar artistas da casa. “Nossa quadrilha é uma das grandes de Pernambuco. Recebemos esse convite e é muito bom, é um trabalho de reconhecimento e valorização dos artistas de Pernambuco. É dar visibilidade também para o próximo projeto”, disse. Ao todo, 85 pessoas fazem parte da quadrilha, mas só 30 estiveram na apresentação.
Natural de Caruaru, Douglas Leon foi quem encerrou a programação junto à sua banda. Ele citou uma “lupa de aumento” voltada a quem faz a cultura a nível local, em alusão ao percentual de 80% que o Festival Pernambuco Meu País dedica em sua grade de programação. “A gente sabe a importância que tem o projeto e eu fiquei muito feliz com o convite. Tocar na minha cidade é mais gostoso. É muito pertinente o que tem acontecido, o olhar com uma lupa de aumento para o artista local. Está sendo muito legal”, frisou.
Foto: Daniela Pedrosa