Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Governo de Pernambuco dá início à 4ª TEIA Estadual dos Pontos de Cultura em Gravatá, de 10 a 13 de dezembro

  • Cultura

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), dá início, entre os dias 10 e 13 de dezembro, à 4ª TEIA Estadual dos Pontos de Cultura, que acontece na cidade de Gravatá, no Agreste. O encontro se consolida como um dos mais importantes espaços de diálogo, escuta ativa e construção coletiva das políticas culturais do Programa Cultura Viva no Estado.

Reconhecida como um momento fundamental de articulação das redes culturais, a TEIA reúne fazedoras e fazedores de cultura de todas as regiões de Pernambuco, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento das ações comunitárias e a reafirmação da potência transformadora da Cultura Viva. Hoje, mais de 150 Pontos de Cultura atuam em territórios urbanos, rurais, quilombolas, indígenas, periféricos e comunitários em Pernambuco. No Brasil, são mais de 4 mil iniciativas que desenvolvem ações de impacto social, educativo e cultural em seus contextos.

A TEIA Estadual integra o processo histórico de encontros que, desde 2006, impulsionam a atuação em rede dos Pontos de Cultura no País. Nacionalmente, já foram realizadas cinco edições: São Paulo (2006), Belo Horizonte (2007), Brasília (2008), Fortaleza (2010) e Natal (2014). Em todas elas, as TEIAS Estaduais cumpriram papel essencial na mobilização da sociedade civil e na construção de propostas estratégicas para o fortalecimento da Cultura Viva.

Nesta edição em Gravatá, a programação reúne mesas temáticas, painéis, rodas de conversa, oficinas, intercâmbios e momentos de celebração, além do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, espaço deliberativo que orienta os rumos das políticas setoriais. Em 2025, temas como justiça climática, cultura de base comunitária, acessibilidade, formação cultural, economia criativa e solidária, direitos humanos, juventudes e sustentabilidade atravessam o encontro, reafirmando seu caráter plural, diverso e democrático.

“A TEIA Pernambuco reafirma o compromisso do Governo do Estado com uma política cultural construída de forma coletiva, democrática e enraizada nos territórios. Ao reunir fazedoras e fazedores de cultura de todas as regiões do Estado, fortalecemos não apenas o Programa Cultura Viva, mas também o protagonismo das comunidades que transformam a cultura em ferramenta de inclusão, memória e resistência”, ressalta a secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.

Ao longo de quatro dias, a TEIA se afirma como um território simbólico de compartilhamento, mobilização e fortalecimento da participação social, reafirmando a centralidade da Cultura Viva na construção de políticas públicas transformadoras e no reconhecimento da diversidade cultural pernambucana.

A programação completa da 4ª TEIA Estadual pode ser acompanhada aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *