Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Governo do Estado inaugura novo Centro de Acolhimento Intensivo do Programa Atitude no Cabo de Santo Agostinho

  • News

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nessa quinta-feira (26), o novo Centro de Acolhimento Intensivo (CAI) do Programa Atitude. A unidade fica localizada no bairro Enseada dos Corais, no município do Cabo de Santo Agostinho. A entrega reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, em garantir proteção, dignidade e cuidado especializado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente os impactados pelo uso problemático de álcool, crack e outras drogas. A vice-governadora Priscila Krause também participou da inauguração. 

“Aqui, muitas pessoas que estão nas ruas e sofreram todo tipo de violência e abandono vão ter, de fato, acolhimento. Só de entrar na casa, você já percebe um sentimento de lar. É um lugar para chamar de seu, onde elas vão poder se reencontrar com a sua essência e poderão voltar a ser felizes e construir o seu futuro. É muito bom ver os acolhidos aqui mudando, como tantos outros que a gente está cuidando”, afirmou a governadora Raquel Lyra.  

O recém-inaugurado CAI substitui o antigo equipamento, situado em Gaibu, também no Cabo de Santo Agostinho, desativado em maio de 2024 por razões de segurança. O imóvel atual tem estrutura adequada e segue as práticas recomendadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), além de proporcionar um ambiente moderno e seguro, com capacidade para acolher até 30 pessoas, superando o quantitativo suportado no antigo espaço.

A gestão do novo Centro de Acolhimento Intensivo será realizada pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), organização da sociedade civil parceira da SAS, responsável pela execução do Programa Atitude desde dezembro de 2023.

INVESTIMENTO – A inauguração faz parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. O investimento anual para o funcionamento da unidade será de R$ 2,5 milhões, com 40 profissionais atuando na casa. 

Para os oito centros espalhados pelos quatro núcleos regionais, a contrapartida será de R$ 25 milhões. Já são mais de 300 profissionais multidisciplinares em atuação, com mais de 33 mil atendimentos realizados entre janeiro e maio de 2025. Desse total, cerca de 10 mil foram especificamente direcionados ao serviço de acolhimento. 

ATITUDE – Vinculado à Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), o programa é uma das principais estratégias do governo estadual para o enfrentamento dos riscos sociais e pessoais associados ao uso abusivo de substâncias. 

Com atuação descentralizada, o programa está presente em quatro núcleos regionais — Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho — e oferece atendimento integral a usuários e seus familiares, com foco na proteção social, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e encaminhamentos para a rede de saúde e assistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *