Praças, pontes, ruas e casas de comércio iluminadas já compõem o cenário de Gravatá, no Agreste pernambucano. Considerada um dos principais destinos de Natal do Nordeste brasileiro, a cidade está pronta para receber os turistas a partir deste sábado (29), quando será aberta a temporada de desfiles, espetáculos e apresentações temáticas com uma edição especial do projeto Tardes no Polo.
Ação mensal de fomento ao turismo mantida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel), a iniciativa transforma a Rua Duarte Coelho, tradicional via de entrada da cidade, num colorido corredor, cheio de luzes, ornamentos e personagens natalinos, das 16h às 21h. Três minipalcos receberão atrações musicais locais e, nas barracas ao longo da rua, artesãos e empresas do município exibirão produtos gastronômicos, objetos de decoração e sugestões de presentes. A edição especial de dezembro é apoiada por O Boticário, Colégio Céu Azul, JS Ambiental, Tesouros da Serra, Locallink, Construtora Sollar, Allok e Reforça Kids.


“O Natal encerra um ano de crescimento, marcado por conquistas não só no turismo e na economia gravataense, mas também no desenvolvimento urbano e na qualidade de vida do nosso povo. Fizemos importantes entregas neste ano, e vamos seguir neste ritmo intenso. Já iniciamos a requalificação do Alto do Cruzeiro e, em janeiro, lançaremos o novo calendário anual de eventos, para que o trade e os turistas já possam planejar a viagem”, ressalta o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
O momento mais esperado da tarde é a miniparada natalina, com os os principais personagens do Natal representados por crianças, jovens e adultos de 12 grupos de dança da cidade, convidando o público a embarcar no clima mágico, festivo e de congraçamento que marca as festas do fim de ano.
Em 2025, a temporada natalina segue até 28 de dezembro e será responsável por aquecer a hotelaria e o comércio local. Ao longo do período, devem passar por Gravatá em torno de 300 mil pessoas, gerando uma movimentação financeira estimada em R$ 100 milhões. A festa conta com o apoio de O Boticário, Casa Mirandas, EIP Serviços de Iluminação, Locallink e Fabrik Design.
“O Natal de Gravatá é, sem dúvida, um dos períodos mais importantes do nosso turismo. Ele traz uma grande oportunidade de geração de negócios para os empresários do trade turístico local e atrai visitantes do Recife, mas também de estados vizinhos, como Alagoas, Rio Grande do Norte e a Paraíba. Muitos empregos diretos e indiretos são criados, o que é fundamental para o crescimento da economia local”, explica o secretário de Turismo, Marllon Lima.
CASA DO PAPAI NOEL
O sábado marca também o início das atividades da Casa do Papai Noel, que neste ano foi instalada no Centro de Informações Turísticas (CIT), na via local da BR 232, do lado do Polo Moveleiro. O prédio, uma construção com inspiração suíça, uma das marcas da arquitetura da cidade – chamada de a Suíça Brasileira – foi todo decorado e iluminado para receber os visitantes com todo o encanto e aconchego que marcam as celebrações natalinas. A partir das 18h, o Papai Noel e seu time de duendes estarão no espaço para acender, oficialmente, as luzes de Natal de Gravatá 2025.
Ao longo do mês, a Casa do Papai Noel contará com os atendentes do CIT para tirar todas as dúvidas sobre a programação natalina, os principais pontos de visitação e demais serviços turísticos. A Casa do Papai Noel é um projeto que contou com o apoio fundamental das empresas: Casa Mirandas, Starlux e AM Distribuidora.
SERVIÇO
Abertura do Natal de Gravatá 2025 – Tardes no Polo.
Quando: Sábado, 29 de novembro, das 16h às 21h
Onde: Polo Moveleiro, em Gravatá.
Programação: Desfile natalino, shows musicais, artesanato, moda, decoração e gastronomia.
Evento aberto ao público.
