A greve dos motoristas de ônibus na Região Metropolitana do Recife teve início nesta segunda-feira (12), e para a população, como visto nos últimos anos, a paralisação dos serviços é fonte de muito transtorno, visto que os passageiros que dependem do transporte público na Capital enfrentam dificuldades para se deslocar e chegar aos compromissos.
A greve foi decidida pelo Sindicato dos Rodoviários após uma assembleia da categoria feita na quarta-feira (7), após serem realizadas assembleias em 12 empresas. Entre as principais reivindicações dos trabalhadores, estão reajuste salarial de 5% e implementação de plano de saúde.
Com a redução da quantidade de ônibus circulando, filas extensas se formaram nos principais terminais da região, como no Terminal Integrado de Igarassu, onde alguns passageiros passaram mais de uma hora a espera do coletivo. Em Jaboatão dos Guararapes e no Terminal Integrado de Joana Bezerra, a baixa circulação de ônibus ocasionou atrasos, e a demora dos coletivos foi foco de reclamação por parte das pessoas presentes.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana) disse que desde a madrugada desta segunda (12), os rodoviários bloquearam as garagens de todas as empresas de ônibus do sistema de transporte da Região Metropolitana e que até às 6h apenas 23% da frota estava em operação. O retorno da categoria ao serviço, até o momento, segue sem previsão.
Foto: Divulgação/ Whatsapp/ Folha PE