Conhecidos como os irmãos Moura, os artistas Helton & Vertin apresentam, em um local histórico, o novo álbum autoral “Artista”, lançado pela dupla em janeiro deste ano e disponível em todas as plataformas digitais. Com a presença da banda, fazem uma live show do mais recente trabalho, direto da Estação da Cultura, na cidade de Arcoverde, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de março, com transmissão da TV local LW nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e no canal dos artistas no YouTube (Helton & Vertin), às 21h.
Os Moura têm uma vivência na Estação da Cultura, onde funcionava a antiga Estação Ferroviária da cidade. Helton foi um dos ocupantes do espaço, primeiro Ponto de Cultura reconhecido no Brasil, juntamente com outros ativistas da cidade, no ano de 2001. Até hoje, atividades culturais são realizadas no equipamento cultural, preservado pelos próprios artistas e apoiadores.
“Representa muito apresentar o nosso álbum ‘Artista’ na cidade onde nasci. É ainda mais marcante por toda a nossa relação com a Estação da Cultura. No local, nós tivemos experiências artísticas que foram importantes para a formação de ambas as carreiras”, declara Helton, 39 anos.
Já Vertin, curiosamente, iniciou sua carreira artística justamente no Teatro da Estação da Cultura, no ano de 2004. O espaço também foi um dos cenários do clipe lançado pela dupla em dezembro de 2020, chamado “Resista”, faixa do álbum.
“A partir da ocupação da Estação Ferroviária, com a presença do meu irmão Helton, senti de perto o teatro. Participei de um projeto realizado por artistas locais que criaram o grupo de teatro ‘A Gente Construindo’. Esses momentos contribuíram para a minha identidade artística. Sou baiano radicado em Arcoverde, logo é impossível me desvencilhar dessa cidade que é berço da cultura pernambucana”, recorda Vertin, 30 anos.
Contemplada pela Lei Aldir Blanc, a live show marca a apresentação do álbum completo “Artista”, que conta com 11 faixas. Helton e Vertin dividem os vocais no palco, instigados pela banda formada por Chris Lemgruber (baterista), Lucas Crasto (baixista) e Phillipi Oliveira (violonista). Vertin também é o guitarrista da formação.
“Com a participação da banda, vamos mostrar a sonoridade diversa nas músicas que compõem o trabalho. Estamos muito felizes por apresentar esse álbum em meio à pandemia”, comenta Helton. “Nesse momento tão delicado, a arte se reinventa, inclusive nosso projeto faz parte dessa ressignificação”, completa Vertin.
A gravação completa do álbum aconteceu em diversas cidades: Arcoverde/PE, Recife/PE, Aldeia dos Camarás/PE, São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói/RJ. Tudo começou em dezembro de 2018 e se estendeu até junho de 2020.
Para conferir:
Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=TmSpHlb6gVA
Álbum completo: https://www.youtube.com/watch?v=TN_DR_Brg3c&t=3s