O Hospital Mestre Vitalino (HMV) se prepara para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, com uma programação especial voltada para profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Este ano, a programação será realizada nos dias 18, 23 e 26 de setembro, além das ações de orientação que acontecem desde o dia 3 e seguem até o dia 24 deste mês. A proposta deste ano busca promover a conscientização sobre práticas seguras e inovadoras no cuidado ao paciente, alinhado ao tema global deste ano: “Engajamento dos Pacientes para Segurança na Saúde”.
A programação incluirá uma palestra no dia 18 com o tema: “Melhorando o diagnóstico no cuidado de saúde”, às 14h, no auditório. Já nos dias 23 e 26 de setembro, a palestra terá como tema “Atenção ao diagnóstico correto e oportuno para garantir o cuidado seguro de pacientes”, seguindo o mesmo local e horário. De 03 a 24 de setembro, a equipe está orientando pacientes e acompanhantes sobre segurança do paciente em todos os setores do Hospital.
“É fundamental fomentar o diálogo e o aprendizado contínuo sobre a segurança do paciente. Nosso objetivo é envolver toda a comunidade hospitalar, incluindo pacientes e familiares, em um esforço coletivo para promover uma cultura de segurança e qualidade no atendimento”, destaca a enfermeira responsável pelo setor da qualidade do Hospital Mestre Vitalino, Jordanna Batista.
Desde 2015, o HMV possui o Núcleo de Segurança do Paciente e tem se destacado no interior por sua preocupação com a implantação e boas práticas das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI).