Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Holding Familiar é tema de entrevista em podcast no Instituto CME Caruaru

Holding Familiar é tema de entrevista em podcast no Instituto CME Caruaru

  • News

A Holding Familiar é uma estrutura jurídica que centraliza a gestão e o controle de bens e empresas de uma família. Ele facilita o planejamento sucessório e fiscal, além de proporcionar mais segurança patrimonial. O tema está em alta e tem causado curiosidade nos empresários, então, o Instituto CME Caruaru aproveitou a visita das advogadas especialistas nesta área, Aline Lima e Kyara Maia à cidade para convidá-las para um bate-papo no podcast do instituto.

Comandando pela comunicadora Nedja Alves, o podcast abordou desde o conceito e benefícios de uma Holding Familiar até os componentes do Planejamento Sucessório, testamentos, aspectos emocionais e familiares, entre outros.

Uma holding familiar é uma entidade corporativa estabelecida com o intuito de gerir e proteger o patrimônio de um clã familiar específico. Seu objetivo primordial é garantir o uso eficaz dos ativos familiares e maximizar a eficiência tributária, permitindo uma melhor gestão e otimização na liquidação de impostos. “Criar uma holding familiar permite centralizar a gestão e controle dos bens e negócios de uma família em uma única entidade. Isso facilita o planejamento sucessório, proporcionando uma transmissão mais ordenada e eficiente do patrimônio para as futuras gerações”, explicou a advogada Kyara Maia.

Para constituir uma holding familiar, o primeiro passo é ter em mãos a documentação dos bens que irão constituir seu patrimônio. Esses bens serão transferidos da pessoa física para a pessoa jurídica como integralização de capital social, e deverão constar no contrato social. Além disso, é preciso saber quem serão os sócios, onde será a sede da empresa, quem fará a administração – enfim, todas as informações típicas da constituição de uma empresa. Neste momento, é fundamental o apoio de um advogado (para assinar o contrato social) e de um contador (para fazer os trâmites na Junta Comercial e na Receita Federal). Ao final, a holding familiar terá um número de CNPJ, que permitirá a emissão de notas fiscais.

“Constituir uma holding é um trabalho técnico e especializado e é por isso que se deve buscar um profissional especialista para desenvolver uma estrutura personalizada para as suas necessidades e te orientar em cada etapa do processo de constituição, garantindo o sucesso da proteção e sucessão dos seus bens”, concluiu a advogada Aline Lima.

Lima e Maia Sociedade de Advogados

Aline Lima e Kyara Maia são advogadas e sócias do Lima e Maia Sociedade de Advogados, que trabalha com soluções extrajudiciais, contratuais, personalizadas para empresas e planejamento patrimonial.

1 comentário em “Holding Familiar é tema de entrevista em podcast no Instituto CME Caruaru”

  1. Importante demais esclarecer sobre holding e os benefícios que ela pode trazer para as famílias! Parabéns ao Instituto Costa e Marinho e às brilhantes Advogadas Aline e Kyara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *