O sorriso é, indiscutivelmente, nosso cartão de visitas pessoal. Justamente por isso, nele reside o poder de transformação e confiança que pode moldar nossa vida de maneiras inimagináveis. Mas, para quem perdeu um dente ou mais é algo que gera bastante desconforto. O implante dentário tem sido uma opção cada vez buscada pelos brasileiros, já que, segundo especialistas, o procedimento está mais acessível.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 16 milhões de brasileiros vivem sem os dentes, sendo que acima dos 60 anos, 41,5% já perderam todos os dentes. Já segundo a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), há 20 anos os implantes eram vendidos em dólar e custavam aproximadamente US$ 2 mil por dente, o que corresponde hoje a R$ 9.260. Hoje, o preço médio é bem abaixo disso e, ao contrário das próteses móveis ou dentaduras, os implantes são fixos e não se soltam.
Segundo a cirurgião-dentista, Priscilla Sarmento, especialista em Implantodontia, os implantes são feitos de titânio e substituem a raiz do dente. Já a coroa, ou a parte superior e estética dos dentes, pode ser feita de resina ou porcelana. Biologicamente compatível com o corpo humano, o titânio é o material utilizado no pino de sustentação do implante, o que garante ainda que o osso cole no pino de forma permanente. Fixado ao osso da mandíbula ou maxilar superior, o implante apresenta resistência, durabilidade e aparência muito semelhantes a um dente natural.
Por ser uma forma segura e duradoura para a reabilitação bucal, o implante permite que o paciente volte a falar e mastigar, como antes de perder os dentes. Por isso, ele é indicado em qualquer situação de perda dentária, exceto em casos em que a pessoa não possa receber a prótese.
Sedação consciente
Para os pacientes que precisam fazer o implante, mas que tem medo de dentista ou ficam muito agitados durante os procedimentos odontológicos, tem a possibilidade de realizar o implante com o auxílio da sedação consciente do paciente através do óxido nitroso.
“É uma técnica que tem sido usada cada vez mais pelos cirurgiões dentistas no Brasil para pacientes com necessidades especiais e aqueles que possuem medo e ansiedade na hora dos cuidados dentários. A sedação realizada no consultório odontológico, permite que o paciente ainda esteja consciente e responda a estímulos físicos e verbais”, comentou a cirurgiã-dentista Priscilla Sarmento.
A cirurgiã-dentista Priscilla Sarmento atende no Centro de Odontologia Humanizada, que fica localizado na Rua Lourdes Casé Pôrto, 51, sala 03 – térreo, no Empresarial Times Business Center, no bairro Maurício de Nassau. Outras informações: (81) 99653.1099.
Dra. Priscilla Sarmento – Priscilla Sarmento é paraibana, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), no Hospital da Restauração (HR); Implantodontista (Pós-graduação Herrero); Mestre em Clínica Integrada (UFPE); Doutoranda em Clínica Integrada (UFPE) e habilitada em sedação consciente com Óxido Nitroso.
Foto: Helga Vieira