A temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 está se aproximando, e a Receita Federal espera receber um número recorde de declarações. Para evitar erros e garantir a restituição correta, é fundamental estar atento aos principais cuidados e novidades deste ano.
“A organização é a chave para uma declaração precisa. Reúna todos os documentos que comprovem suas fontes de renda”, explica Pedro Assis, professor de contabilidade do Centro Universitário UniFBV Wyden. O professor destaca a importância de atenção aos seguintes documentos: informes de rendimentos (emitidos por empregadores, bancos e corretoras), comprovantes de gastos (notas fiscais e recibos de despesas médicas, odontológicas e educacionais) e documentos de bens e direitos (informações sobre imóveis, veículos, investimentos e outros bens).
Para evitar cair na malha fina, Pedro Assis ressalta que é essencial: informar todos os bens e direitos de forma detalhada e precisa, guardar todos os comprovantes, verificar as regras de dedução e declarar todos os rendimentos, incluindo aqueles isentos de imposto.
“Por fim, vale a dica de sempre: antecipe a coleta de documentos, não deixe para a última hora. Utilize o programa gerador da Receita Federal (disponível para download no site oficial) e revise a declaração antes de enviá-la”, conclui Pedro Assis.
Tira-Dúvidas
A partir do dia 25 deste mês, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UniFBV oferecerá atendimento gratuito para pessoas físicas que desejam realizar a declaração do Imposto de Renda ou obter orientações sobre a malha fiscal e a regularização de pendências fiscais. O atendimento também estará disponível para Microempreendedores Individuais (MEIs) que necessitam de suporte na regularização e declaração de suas obrigações fiscais.
Serviço:
Centro Universitário UniFBV Wyden
R. Jean Emile Favre, 422 – Imbiribeira