Com a presença da governadora em exercício Priscila Krause, ocorreu nessa segunda-feira (20), a inauguração do Senai Park, o primeiro parque de inovação e tecnologia instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Grande Recife. A estrutura, idealizada e construída pelo Senai Pernambuco, nasce com a proposta de acelerar soluções tecnológicas, fortalecer a indústria nacional e consolidar o Estado como referência em inovação, transição energética e desenvolvimento sustentável.
“Este é um ciclo que se abre, confirmando a vocação de Suape de estar dentro daquilo que há de mais moderno. Um parque como esse, que tem como foco a transição energética, vai possibilitar que várias indústrias possam fazer pesquisa, prototipagem. Isso é o que nos coloca e nos mantém na vanguarda econômica e de transição energética, não só no Nordeste, mas no mundo”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.
Instalado em uma área de 1,4 hectare dentro de Suape, o Senai Park reúne empresas, pesquisadores, instituições de ensino e startups em um ecossistema colaborativo. Para o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto, o projeto é reflexo do tipo de investimentos que vêm sendo feito no complexo portuário.

O espaço foi projetado com infraestrutura modular, para abrigar plantas-piloto, onde soluções industriais poderão ser testadas antes da aplicação em escala real. Dois projetos âncoras já estão em desenvolvimento: a produção nacional de baterias de lítio (12V e 48V) para veículos híbridos, em parceria com Moura, Stellantis, Volkswagen, Iochpe Maxion e Horse; e a digitalização da cadeia de hidrogênio sustentável, com participação de Neuman & Esser, Siemens, White Martins, Hytron, Compesa e CTG Brasil.
O presidente do Conselho Regional do Senai-PE e da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, detalhou a importância do novo parque para o desenvolvimento econômico local. “O Senai Park coloca definitivamente o nosso Estado no mapa da indústria do futuro. Aqui, projetos serão desenvolvidos, pesquisas serão aplicadas e sonhos se tornarão realidade”, disse.
A estrutura também atuará na formação de mão de obra especializada, promovendo cursos, treinamentos e um ambiente de capacitação avançada em transição energética, digitalização de processos e novas tecnologias, ampliando a oferta de profissionais para atender demandas da indústria em Pernambuco.
As iniciativas já mobilizam cerca de R$ 100 milhões em investimentos, com previsão de mais R$ 200 milhões em captação.
