Estão abertas as inscrições para o “Para todo mundo ver” – um curso de audiodescrição em artes visuais voltado para artistas visuais, comunicadores, produtores culturais ou pessoas interessadas em acessibilidade nas
artes visuais.
Com aulas presenciais no Alto do Moura, em Caruaru (PE) o curso tem o total de 20 vagas e será ministrado
pelos formadores em audiodescrição Michell Platini e Vanessa Marques. Ao final da carga horários de 40h, dividida entre aulas teóricas e mentoria individual, os alunos contarão com uma exposição de arte audiodescrita por eles.
“A proposta do curso é que artistas visuais pensem em pessoas cegas ou com baixa visão como ampliação de público para suas obras, possibilitando enxergar a deficiência visual além dos estigmas da escuridão e da limitação para imagem, mas como potência para pensarmos outras possibilidades dessa linguagem, por caminhos que não se limitam ao canal da visão, de modo criativo, artístico e funcional”, explica Humberto Botão, coordenador do projeto.
As aulas serão aos sábados, com início no dia 20 de abril no Sesc Caruaru. As inscrições são gratuitas e os interessados devem buscar pelo perfil @circullusdeideia no Instagram e clicar no link da bio para preencher o formulário de inscrição.
O projeto ‘Pra todo mundo ver’ foi aprovado no edital Funcultura Geral 2021/2022, na categoria de Artes Visuais, sob número 152079, e é incentivado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), e apoio do SESC Caruaru.
Fotocapa ©: Ubiratan Egito