Neste sábado (26), o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, realiza o Festival de Ginástica. O evento acontece na quadra poliesportiva, das 8h às 18h, localizada no Bloco A da Instituição de Ensino Superior (IES).
Inscreveram-se 500 ginastas, com idades entre 6 e 17 anos, de mais de 30 escolas e academias de ginástica rítmica da Região Metropolitana do Recife. Vale ressaltar que as apresentações não têm caráter competitivo, sendo apenas artísticas, com atribuição de notas de desempenho.
Criado em 2017, o evento tem como objetivo estimular e promover a prática da modalidade na capital pernambucana, envolvendo atletas e alunas de diversas escolas da cidade. Além disso, busca promover a interação entre os públicos escolar e universitário, bem como incentivar a descoberta de novos talentos no esporte olímpico.
Para o coordenador de Esportes da Companhia Ser Educacional, Hermógenes Brasil, a modalidade possibilita diversas vantagens, como os desenvolvimentos físico e mental dos praticantes, além da facilidade de ser praticada por crianças e adolescentes de todas as idades. “A ginástica rítmica se destaca pela estética nos movimentos. Além disso, ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a postura. Esse evento também reforça o compromisso da Instituição com o esporte e o desenvolvimento social”, afirma.
O festival é aberto ao público, que poderá prestigiar e apoiar as participantes. O ginásio esportivo da Instituição está localizado na Rua Guilherme Pinto, 114 – Graças.
Ginástica rítmica
A modalidade combina elementos de dança, ginástica e manipulação de aparelhos, como cordas, arcos, bolas, maças e fitas. É praticada predominantemente por mulheres e se caracteriza por movimentos fluidos e coreografias que exigem flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e força. As competições podem ser individuais ou em grupo, e os atletas devem demonstrar graça, precisão e harmonia na execução das rotinas ao som de música. A ginástica rítmica estreou nos Jogos Olímpicos em 1984, em Los Angeles.