No próximo sábado, dia 15 de março, o Recife Expo Center sediará o primeiro evento do Instituto Ponte na capital pernambucana. O encontro reunirá empresários, líderes locais e alunos atendidos pela organização. A meta é apresentar o impacto do trabalho da instituição e mobilizar novos parceiros para ampliar o alcance da entidade. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla. A presidente da ONG, Bartira Almeida, estará presente para compartilhar os dados que evidenciam as transformações promovidas pela instituição, que já beneficiou centenas de jovens de escolas públicas de todo o Brasil.
Empresários do Nordeste, que já apoiam a iniciativa, também marcarão presença, além de outros líderes do setor produtivo, que terão a oportunidade de conhecer os resultados do Instituto de forma mais aprofundada. Alunos do programa compartilharão suas histórias, ilustrando como a educação de qualidade e o suporte oferecido pela organização têm impactado positivamente suas vidas.
Os empresários Niege Chaves, Andrea Chaves, Henrique Guerra e Romero Maranhão Filho, que já são parceiros do Instituto, atuarão como co-anfitriões do evento, convidando outros líderes empresariais da região para conhecer e fortalecer a iniciativa. Rafael Furlanetti, sócio-diretor Institucional da XP Investimentos, será o convidado especial, reforçando a importância do setor privado na promoção da ascensão social por meio da educação.
O evento também celebrará os 10 anos do Instituto Ponte, com sede no Espírito Santo, e marcará o início da sua expansão na região Nordeste.
A fundadora e presidente da ONG, Bartira Almeida, destaca que esta será uma oportunidade para empresários locais que desejam se engajar em projetos educacionais com impacto real e duradouro.
Empresas e instituições interessadas em conhecer e apoiar a causa serão bem-vindas e terão a chance de compreender de perto como podem colaborar para fortalecer o futuro do país, investindo na formação de um capital humano qualificado.
O Instituto Ponte é uma ONG capixaba cujo propósito é promover a ascensão social em uma geração, garantindo que jovens talentosos de escolas públicas possam ter acesso a ensino de excelência, suporte socioemocional e acompanhamento individualizado da sétima série do fundamental até a conclusão do ensino superior.
A meta da ONG é ampliar a presença no Nordeste, garantindo que 30% dos seus alunos sejam da região até 2029. Para isso, a entidade busca consolidar novas parcerias e fortalecer o envolvimento do empresariado local, garantindo que mais jovens tenham acesso às oportunidades necessárias para transformar suas vidas.
Processo seletivo 2025
Estudantes interessados em conhecer mais sobre o Instituto Ponte podem aproveitar que a instituição está com inscrições abertas até 30 de março para o processo seletivo 2025 do Programa Ponte para o Futuro. São 100 vagas disponíveis para jovens de escolas públicas que buscam superar barreiras sociais e alcançar um futuro promissor por meio de educação de excelência e suporte integral.
Podem se inscrever estudantes de escolas públicas que estejam entre o 7º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio, cujas famílias tenham uma renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Os selecionados poderão ter acesso a bolsas de estudo em escolas particulares renomadas, transporte, alimentação, materiais didáticos, aulas de reforço, cursos de inglês e acompanhamento psicopedagógico e socioemocional até a conclusão do ensino superior.