Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Integrante do DEL Turismo, Fernando de Noronha está no TOP 100 Stories da Green Destinations

Integrante do DEL Turismo, Fernando de Noronha está no TOP 100 Stories da Green Destinations

  • Turismo

O arquipélago de Fernando de Noronha foi contemplado com o Programa DEL Turismo, iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. A ilha entrou no TOP 100 Stories da Green Destinations, uma competição internacional que celebra iniciativas de turismo responsável e sustentável em todo o mundo. O anúncio foi divulgado nessa terça-feira (15), numa cerimônia virtual que integrou a programação da Conferência Global Green Destinations 2024.

Ao todo, 14 municípios do Brasil entraram na lista. De Pernambuco, além de Noronha, foram contemplados Sirinhaém e Tamandaré. Os demais são: Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS); Bombinhas, Bom Jardim da Serra, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias (SC), Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul (RN).

Os territórios foram selecionados entre 190 inscritos como as melhores histórias de boas práticas no mundo. O concurso TOP 100 Stories reconhece destinos que demonstram soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social.

Os destinos participantes passaram por uma criteriosa avaliação de indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, a inclusão dos destinos no ranking demonstra o êxito do trabalho que vem sendo realizado pela instituição em parceria com os governos locais. “Esse resultado ratifica o sucesso do DEL Turismo. Lançamos o Programa há cerca de um ano e os três territórios estão recebendo orientação e acompanhamento dos consultores do Senac e do Instituto DEL para, em conjunto, pensar e colocar em prática uma nova forma de olhar o turismo, com uma gestão participativa, com ações a longo prazo que tragam mais qualidade de vida para a sociedade e impulsionem o desenvolvimento econômico e social respeitando o meio ambiente”, afirmou Peixoto.

A administradora da ilha de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, também destaca o reconhecimento. “Essa premiação reafirma o compromisso com a sustentabilidade, indispensável para a proteção de um ecossistema rico em biodiversidade. Estimula a implementação de políticas e ações voltadas à preservação do patrimônio natural e cultural. E reforça a importância de manter o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação, garantindo cada vez mais um futuro sustentável para o arquipélago”, comentou.

Para Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o reconhecimento “é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável. É uma prova viva de que podemos liderar o caminho para um futuro mais consciente, onde o turismo serve não apenas ao visitante, mas também a nossa terra e as nossas comunidades”, declarou.

Visibilidade internacional

Os 14 destinos selecionados tornam-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo. Esse reconhecimento global oferece uma oportunidade valiosa para que os destinos compartilhem suas histórias de sucesso, inspirando outras localidades a adotarem práticas de turismo mais responsáveis e sustentáveis.

Sobre a Green Destinations

Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas em todo o mundo a adotarem práticas de turismo mais sustentáveis. A organização busca transformar o turismo em uma força propulsora para o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, parceiro oficial da Green Destinations, que atua na promoção do turismo responsável e no apoio aos destinos brasileiros na busca por altos padrões de sustentabilidade global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *