Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Jaboatão ganha 22 médicos com pós em Neuropediatria e Psiquiatria Infantil

  • Saúde

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes celebra, nesta sexta-feira (17) um marco histórico para a saúde pública do município: a formatura dos médicos que concluíram a primeira etapa do Plano de Capacitação Especializado. O evento, que aconteceu no auditório do Ambulatório Especializado Ensino Serviço (AESS), às 8h30, em Cajueiro Seco, que simboliza o comprometimento dos profissionais e o empenho da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Afya Jaboatão e a Afya Educação Médica Recife e Jaboatão, em aprimorar a assistência à população por meio da educação continuada.

Ao todo, 22 médicos serão diplomados em cursos de pós-graduação lato sensu voltados para áreas com déficit de especialistas no país e com maior demanda local: 11 profissionais em Neuropediatria e 11 em Psiquiatria da Infância e Adolescência. O investimento é oriundo do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

O prefeito Mano Medeiros destacou o impacto da qualificação no atendimento infantil e a importância da parceria com o setor educacional. “Esse programa representa o que acreditamos para o futuro de Jaboatão que é investimento em conhecimento, inovação e pessoas. Cada profissional formado será um agente transformador, capaz de mudar a vida de muitas famílias. Quando a gestão investe em capacitação, ela não está apenas qualificando servidores, mas garantindo um atendimento mais humano, ágil e resolutivo para quem mais precisa, especialmente nossas crianças e adolescentes”, afirmou o gestor.

Durante o curso, os profissionais tiveram aulas práticas atendendo pacientes na própria rede pública, garantindo retorno imediato à população e reduzindo o tempo de espera por consultas e diagnósticos especializados. A formação, além de qualificar o atendimento, contribui para fortalecer a atenção integral e a resolutividade da rede municipal.

“Participar da formação desses médicos representa um passo muito importante para a Afya Jaboatão e para a saúde pública de Jaboatão dos Guararapes. Essa primeira fase do programa demonstra, na prática, o poder transformador da educação médica continuada, pois conseguimos unir conhecimento científico, vivência clínica e compromisso social. É uma entrega que reafirma nossa missão de formar profissionais competentes e humanos, preparados para atuar onde a sociedade mais precisa”, afirma a diretora da Afya Jaboatão, Vanessa Piasson.

NOVOS CURSOS – Na mesma solenidade, foi lançada a 2ª etapa do Plano de Capacitação, que amplia o alcance do projeto para 181 profissionais de saúde, incluindo equipes multiprofissionais. A nova fase contará com cursos em Saúde Mental Multiprofissional, Saúde das Extremidades, Aprimoramento em Cardiologia e Endocrinologia e Abordagem Sindrômica e Atenção Integral às Pessoas com ISTs, voltados à prevenção de complicações, detecção precoce de doenças e fortalecimento do cuidado integrado.

“Ao envolver diferentes categorias profissionais, fortalecemos o cuidado integral e promovemos uma atuação mais colaborativa entre as equipes de saúde. A Afya Educação Médica tem orgulho de contribuir com a qualificação dos profissionais do SUS, oferecendo formações baseadas em evidências e nas reais demandas do território. Essa é uma parceria que transforma o ensino, fortalece o sistema e melhora o cuidado à população”, ressalta Cristiane Andrade, diretora da Afya Educação Médica Recife.

A parceria entre a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes e o grupo Afya reforça o compromisso conjunto com a qualificação profissional e a atenção à população. Com profissionais mais preparados e motivados, o município dá um passo importante para oferecer um atendimento mais ágil, acolhedor e de qualidade à população. Mais do que formar especialistas, o programa representa um compromisso com o futuro da saúde pública e com o bem-estar de quem vive em Jaboatão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *