A praça de Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Jaqueira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, será, pelo quarto ano consecutivo, palco do espetáculo ‘Jaqueira da Paixão’. Com tema ‘A Crucificação de um Rei’, a apresentação é gratuita e acontece a partir das 18h, retratando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Com uma montagem totalmente local, a produção conta com a participação de 100 moradores da cidade. Um dos diferenciais desta edição é o envolvimento do elenco na criação dos cenários por meio do ecodesign — processo que reutiliza materiais recicláveis e objetos descartados, contribuindo para uma cenografia mais realista e sustentável.
A produção dos cenários foi resultado de oficinas que contaram com a participação do elenco e servidores da prefeitura. As aulas foram ministradas pelos produtores culturais Sérgio Neves e Thiago Bezerra, artesãos que também participaram da montagem do Galo da Madrugada deste ano.
O elenco é composto por crianças, adolescentes, jovens e idosos, incluindo estudantes, donas de casa e integrantes dos grupos sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Já consagrado como o maior espetáculo da região, Jaqueira da Paixão atrai visitantes de cidades vizinhas, valorizando as tradições locais e os artistas da cidade. Nesta edição, a peça tem duração de 1h30, com danças contemporâneas, efeitos especiais de luz e uma disposição cênica mais acessível ao público.
Aos 73 anos, o professor Fernando do Rêgo Barros, primeiro prefeito de Jaqueira, empresta sua imponente voz ao personagem Luís Antônio, jovem que interpretará Jesus pela primeira vez. Já a estudante de jornalismo Raika França dá vida à personagem Maria pelo quarto ano consecutivo.
Dido Brasil, professor e produtor cultural, conta que o roteiro da peça inclui cenas como a criação do mundo com Adão e Eva. Diretor geral do espetáculo Jaqueira da Paixão, ele já trabalhou sob a direção do Patrono do Teatro Pernambucano, José Pimentel, durante a encenação da Paixão de Cristo do Recife. Dido sempre faz questão de destacar o legado deixado por Pimentel no cenário artístico, especialmente em eventos tradicionais como este, que conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc.


“Contamos com o apoio de Lilian Pimentel, filha e responsável pela continuidade do legado do pai, nome emblemático no teatro de Pernambuco, que por 40 anos vivenciou o principal personagem na Paixão de Cristo do Recife, um verdadeiro Patrimônio Cultural e das Paixões”, concluiu o produtor Dido Brasil, ao lembrar que o município homenageou a história de Pimentel nos anos de 2022 e 2024.
Serviço:
‘Jaqueira da Paixão’ – evento aberto ao público
Quando: sábado (12), a partir das 18h
Onde: Praça Nossa Senhora Aparecida, Jaqueira-PE