O Alto do Moura, o maior polo de arte figurativa da América Latina, situado em Caruaru, agreste de Pernambuco, vai se transformar em palco de celebração e memória no próximo sábado (17/5). O mestre João do Pife, um dos nomes mais respeitados da cultura popular nordestina, celebra seus 82 anos de vida e 70 anos de música, com uma apresentação cultural gratuita para o público de todas as idades.
O evento também marca a gravação, ao vivo, do novo álbum “João do Pife e o Mundo Todo”, que será lançado pelo selo Matinada Records. A apresentação será às 19h, na rua da Galeria Grão de Barro, e reunirá convidados especiais em uma noite que reafirma a importância do artista como patrimônio vivo do Brasil.
Ao lado de João, o palco reunirá nomes que representam diferentes gerações da música popular nordestina. A musicista e compositora Vitória do Pife, o maestro Mozart Vieira. A celebração artística contará com estrutura de acessibilidade, incluindo tradução em Libras.
O sanfoneiro Rodriguinho do Acordeon, artista da Zona da Mata Norte, acrescenta ao espetáculo a linguagem do forró pé-de -serra. Alexandre do Pife, filho de João, também sobe ao palco, representando a continuidade familiar da Banda Dois Irmãos. Completando o grupo, o projeto dois mestres caruaruenses na arte do pife, Biu do Pife e Zal do Pife estarão na celebração.
Antes do show, o público poderá participar de uma visita guiada à Galeria Grão de Barro, marcada para às 16h30, conduzida pelo próprio artista Ratinho. Localizada na Travessa Mestre Vitalino, no coração do Alto do Moura, a galeria oferece uma imersão no universo do artista e suas criações que são a contemporânea cerâmica do Alto do Moura.
Programação :
16h30 – Visita mediada pelo artista Ratinho à Galeria Grão de Barro
18h- Rodriguinho do Acordeon
19h – João do Pife e a banda Dois Irmãos, com a participação de
– Mestre Biu do Pife
– Zal do Pife
– Alexandre do Pife
– Vitória do Pife
– Maestro Mozart Vieira