Nesta quinta-feira (5), às 11h, o Maestro Duda realizará uma aula-espetáculo especial onde irá compartilhar o processo de composição de sua obra “Uma Visão Nordestina”. A iniciativa acontece no Teatro da Caixa Cultural, no bairro do Recife, e integra as ações do projeto PEBA – que celebra e enaltece a riqueza da herança africana presente nos estados de Pernambuco e Bahia, e idealizado pelo fotógrafo Sérgio Figueiredo e sua companheira, a pedagoga e arte educadora Williany Amaral.
A obra, que será apresentada em espetáculo no mesmo dia e local, às 19h30, e também na sexta (6), no mesmo horário, retrata um momento marcante da história do Brasil: a chegada do explorador espanhol Vicente Pinzón ao Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Inspirado por esse evento, o Maestro Duda desenvolveu uma composição que traduz, em linguagem musical, os impactos desse encontro histórico. A obra aborda temas como a invasão, a miscigenação, os conflitos e a rica troca cultural que se desenrolará a partir desse momento, elementos que influenciaram profundamente os ritmos e sonoridades nordestinas.
Na ocasião, além de explicar sua visão criativa, o Maestro proporcionará ao público uma verdadeira imersão no universo musical que une história e cultura, revelando os detalhes que tornam sua composição uma verdadeira celebração da identidade nordestina. Tanto a aula, que será ministrada na manhã do dia 5 de dezembro, quanto as duas apresentações do espetáculo, que serão realizadas nas noites dos dias 5 e 6 de dezembro, serão abertas e gratuitas ao público em geral. Os ingressos para a aula-espetáculo estarão disponíveis 1 hora antes e para os espetáculos a noite também será no mesmo critério.
O Projeto PEBA consiste em promover a interlocução entre os trabalhos de artistas com o objetivo de fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente em Pernambuco e na Bahia, bem como a importância da luta no combate ao racismo. Esse ano, a iniciativa conta com o patrocínio do Ministério da Cultura; apoio da Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, Sesc, Caixa Cultural, Terra Café, Ponto de Cultura Estrela de Ouro e Museu da Abolição. A produção é assinada pela Grão Fotos, Pedro Castro, Afonso Oliveira e a coprodução da Orum Produções e da Roda Produção Cultural. A realização é da Associação dos Produtores de Artes Cênicas e Música de Pernambuco (Apacepe).
SERVIÇO:
Aula-espetáculo especial e show do Maestro Duda sobre a composição de sua obra “Uma Visão Nordestina” na Caixa Cultural
Aula-espetáculo especial:
Quando: 5 de dezembro
Horário: 11h
Onde: Teatro da Caixa Cultural
Entrada: livre com ingressos disponíveis 1 hora antes
Espetáculo ““Maestro Duda, Uma Visão Nordestina”:
Quando: 5 de dezembro
Horário: 19h30
Onde: Teatro da Caixa Cultural – – Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Entrada: livre com ingressos disponíveis 1 hora antes
Espetáculo ““Maestro Duda, Uma Visão Nordestina”:
Quando: 6 de dezembro
Horário: 19h30
Onde: Teatro da Caixa Cultural
Entrada: livre com ingressos disponíveis 1 hora antes
Foto: Marcelo Lacerda