A 24ª Fenearte acontece até o dia 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Nesta edição, o NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco) está novamente presente por meio das empresas participantes de projetos de consultoria, sendo algumas delas integrantes de edições anteriores do Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda ou do Circuito Moda Pernambuco (CMP). Ao todo, 15 marcas estão com estandes na feira.
O Marco Pernambucano da Moda proporcionou consultorias gratuitas exclusivas e especializadas às empresas Rafa Q Faz (Olinda), Maria Alice Atelier (Olinda), Seu Maraca (Olinda), Período Fértil (Olinda), Lia Marinho (Recife), Lu Madre (Recife), Proa (Recife), Acessórios Ramifica (Recife), Assovia Criações Sustentáveis e Afetivas (Recife), Algo Atelier (Recife), Atelier Cabana (Recife), Moda Mangue (Recife), Linha da Mão (Goiana), Fios de Ouro (Salgadinho) e Lucy Celestino Atelier (Caruaru).
Na Fenearte, as empresas colocam em prática as orientações recebidas em branding, visual merchandising e precificação. Durante o processo, o NTCPE concedeu o apoio necessário para que o fortalecimento dos negócios para estarem aptos a obterem êxito e sustentação no mercado em que atuam. “As marcas receberam suporte personalizado para aprimorar suas estratégias de mercado e presença visual, garantindo uma participação de destaque na Fenearte. A iniciativa reforça o compromisso do Marco Pernambucano da Moda em fomentar o crescimento e a visibilidade das marcas locais, contribuindo para o desenvolvimento do cenário da moda em Pernambuco”, ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.
A presidente da Cooperativa de Costura, Bordado e Confecções de Salgadinho, no Agreste, e gestora de Política Pública para Mulher do Município de Salgadinho, Letícia Martins, está, mais um ano, na Fenearte, com outros integrantes da cooperativa, apresentando a “Fios de Ouro”. São produtos de cama, mesa e banho, lisos e com bordados manuais, feitos por mulheres do município. Letícia destaca que a marca vem com o propósito de recuperar e valorizar essa cultura do município. “O NTCPE é um equipamento que vem nos dando um suporte no avanço e crescimento desta marca, principalmente quanto à comercialização. A consultoria de precificação foi excelente porque a gente realmente conseguiu ver onde poderia melhorar. Outra consultoria incrível foi a de branding, que fez com que implementássemos um olhar diferenciado para o nosso estande. Conseguimos implementar praticamente 80% do que colocamos no papel, tanto no estante, mas também na dimensão de produto, para que a nossa marca consiga crescer mais e melhor”, reforçou.
Osvaldo Bruno, da camisaria “Seu Maraca”, de Olinda (RMR), participa da feira pela primeira vez e participou da última edição do programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda. “Entrar no Marco da Moda Pernambucana foi um divisor de águas, trouxe todo um diferencial para a marca. Eu sou professor, mas estou na moda e o Marco abriu todas as portas para a Seu Maraca dar esse salto que deu em menos de um ano. Fui muito bem recebido por todos os consultores e isso empolga muito quem participa. Por isso, eu decidi seguir à risca todas as indicações e a marca deu um salto gigante em menos de três meses de incubação. Eu dei uma freada, uma reformulada total, com base nas primeiras avaliações feitas, principalmente na área de branding e, a partir daí, remodelamos a marca, com base nesses conceitos que a gente foi tendo e deu um pulo. A primeira coleção, que foi a de mais sucesso, nos colocou para o mundo e foi feita dentro do Marco, com a história do Movimento Manguebeat”, relatou.
NTCPE – O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), gestor do Marco Pernambucano da Moda, é uma organização social privada com a missão de promover a inovação, a cooperação e o intercâmbio de informações entre as empresas do segmento, o poder público, a academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros – como o Governo de Pernambuco – compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento no mercado nacional e internacional. Dispõe de unidades em Olinda (Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).