Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

“Memórias de Poço Comprido” reflete memórias do povo do interior e festejos do Boi da Macuca

“Memórias de Poço Comprido” reflete memórias do povo do interior e festejos do Boi da Macuca

  • Cultura

A arte sempre teve como um de seus pilares o intuito de confrontar padrões e trazer à tona espaços até então invisíveis. Foi com essa intenção que “Memórias de Poço Comprido” evoluiu de uma ideia familiar até um produto audiovisual que ficará documentado para novas gerações. Lembranças da vida agrestina, relações do interior e êxodo rural foram estimulantes para que o diretor Ravi Teixeira construísse o documentário sobre Poço Comprido, distrito pertencente à cidade de Correntes (PE), distante 255 quilômetros da capital, Recife. 

“A inspiração para o documentário foi uma conversa com um dos entrevistados que desejava ter algum documento em vídeo sobre sua vila natal. Através de uma visita à comunidade, foi visto um potencial para o registro de depoimentos importantes sobre a história do nosso lugar. Além do fato da vila ser vizinha à Fazenda Boi da Macuca, onde acontecem eventos que chamam pessoas do Brasil inteiro”, relembra Ravi, formado em História pela UFPE.

Lançado no último mês de abril, o filme de 31 minutos conta com a participação de oito moradores locais, que envolvem o espectador trazendo narrativas quase palpáveis à medida que a história vai sendo contada. Durante sete meses, uma equipe de 15 profissionais esteve imersa na cultura local para colocar em prática o produto que recebeu o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Governo do Estado de Pernambuco.

O documentário conta ainda com o depoimento de Rudá, Rudá, filho de Zé da Macuca, idealizador dos tradicionais festejos do Boi da Macuca, que há cerca de um ano foi uma das milhares de vítimas da pandemia da Covid-19. O diretor e produtor do documentário frisa que seria impossível e impensável realizar este trabalho sem citar o ícone da cultura pernambucana. “Para nós foi uma grande alegria explorar um pouco de sua história e ligações com o povoado que tanto sente sua falta”, destaca Ravi, que convidou 

Antes do lançamento aberto ao público, os moradores do distrito foram agraciados com a primeira exibição do documentário. “Ao falar de nossa ideia para os moradores, eles nos ajudaram a conseguir o local e se propuseram levar amigos e familiares para a assistir o documentário. Além da exibição, rodas de conversas e apresentações para a população”, comentou o diretor. Agora, a meta é exibir o material no maior número de espaços disponíveis, visando principalmente mostras de filmes.

Memórias de Poço Comprido já está disponível gratuitamente no Youtube, no canal da Calico Produções: Clique aqui e assista!

Ficha técnica:

Direção – Ravi Teixeira Neves Pontes

Direção de Fotografia – Roberta Laleska

Direção de Audio – Rafael Felipe da Silva

Roteiro – Ravi Teixeira Neves Pontes e Gabi Saegesser

Operadora de Câmera – Roberta Laleska 

Assistente de Câmera – Daniel Luciano dos Santos

Captação Direta – Jenner Diogo de Souza Ananias e Rafael Felipe da Silva

Produção Executiva – Carla Montanha de Lima e Elias Mouret      

Produção – Carla Montanha, Gabi Saegesser e Ravi Teixeira Neves Pontes

Assistência – Atilla Pereira da Rocha, Daniel Correia Teixeira de Lima e Halison Silva  Barbosa

Montagem – Ravi Teixeira Teixeira Neves e Roberta Laleska

Edição – Ravi Teixeira Neves Pontes

Trilha Sonora – Rafael Felipe da Silva

Mixagem – Rafael Felipe da Silva e Rodolfo Jürgen Dantas Tölke

Intérprete de Libras – Brunna Oliveira de Vasconcelos

Voz e Poesia: Carla Montanha de Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *