Aconteceu neste sábado, 28, no Mercado Cultural Casa Rosa, a exposição “Religiosidade e Folclore Nordestino”, composta por peças de 80 artesãos do Alto do Moura, em Carauru.
As peças foram criadas especialmente para o momento, que também faz parte do calendário de comemorações dos 165 anos de Caruaru. “Todos nós aqui, pensamos e projetamos cada peça com o sentimento de amor pela nossa cidade. É um momento de muita importância e alegria para nós que fazem a representação do barro”, afirmou a artesã, Socorro Rodrigues.
A exposição foi realizada através de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Wanderson Florêncio, e contou também com parceria e apoio do Governo do Estado, através da Fundarpe, bem como da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura. “É um momento único de valorização da nossa cultura, buscamos mais esta forma de reconhecer o trabalho e arte de cada artesão habilitado no edital. São peças únicas e de uma riqueza cultural enorme. Nossa cidade só tem a aplaudir todos esses artistas que levam, através do barro, o nome de Carauru para fora do estado e até fora do país”, pontuou o presidente da Fundação de Cultura, Rubens Júnior.
A exposição acontece até o dia 17 de junho, na Casa Rosa, em seguida, as peças serão expostas na Casa da Mulher Artesã, localizada no Alto do Moura. “Uma tarde de muita alegria para nossa cidade, esta é apenas uma singela forma de reconhecer toda a arte cultural que esses artistas nos mostram através de suas peças. Aqui, na Casa Rosa, além de um espaço gastronômico, também será palco de muitas outras mostras culturais, como esta, que ficará exposta para todos os caruaruenses que passarem por aqui neste período, além dos turistas que virãm para nossa cidade em virtude do São João 2022. Parabéns a todos que dedicam seu tempo e talento em nome da cultura do barro”, pontuou o prefeito, Rodrigo Pinheiro.