Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Mestre Anderson Miguel lança álbum “Encanto e Poesia” neste sábado (29)

  • Cultura

O cirandeiro e mestre de maracatu Anderson Miguel lança, neste sábado (29), às 21h, seu segundo álbum, Encanto e Poesia. O show de apresentação acontece durante a festa da Padroeira de Nazaré da Mata, na praça da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, com a presença do artista e do seu grupo Ciranda Raiz da Mata Norte. Aos 30 anos, Mestre Anderson já acumula na bagagem reconhecimento nacional e internacional, além de parcerias com mestres consagrados da cultura popular e uma recente gravação ao lado de Lenine, em 2025.

O disco, que será disponibilizado também nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Napster, TikTok e demais serviços de streaming), conta com participações de Lia de Itamaracá, Mestre Canarinho e Laís de Assis. A direção musical do álbum é assinada por Guilherme Otávio e Jorge Klebeson, que além de músicos de sopro na Ciranda Raiz da Mata Norte, são professores de música.

No novo trabalho, o Mestre Anderson apresenta composições que dialogam com experiências humanas, cotidiano e vivências para além da Zona da Mata, sempre guiadas pela linguagem da ciranda. No palco, o cirandeiro atua com seis músicos, três deles na percussão e três nos instrumentos de sopro.

O lançamento do álbum Encanto e Poesia, que tem selo musical Terno da Mata, é incentivado pelo FUNCULTURA, Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado de Pernambuco, FUNDARPE, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“Com novas composições, Encanto e Poesia reforça a presença de Anderson Miguel na cena cultural popular, consolidando-o como um dos artistas mais requisitados do segmento em Pernambuco”, aponta Sérgio Melo, responsável pela produtora Terno da Mata.

Da infância nos ensaios de Baque Solto ao palco nacional – Incentivado pela família, Anderson se aproximou das tradições populares ainda criança. Aos oito anos, já frequentava ensaios de Maracatu de Baque Solto na Zona da Mata, ambiente marcado pela herança afro-indígena construída por trabalhadores canavieiros desde o fim do século XIX. Essa formação precoce o levou a se tornar mestre do Maracatu Cambinda Brasileira do Engenho Cumbe, o mais antigo grupo de Baque Solto em atividade, com 108 anos de história.

Aos 30 anos, é reconhecido como parte de uma nova geração da ciranda e do maracatu, atuando com repertório próprio e transitando pela música popular brasileira. Ele costuma sintetizar sua relação com tempo, memória e tradição em versos que interpreta nos palcos: “Se a imagem for viva, ela mora no hoje e na hora em que aconteceu”, diz o Mestre.

Circulação, colaborações e premiações – A trajetória de Anderson inclui parcerias com mestres da cultura pernambucana, como Mestre Barachinha, Mestre João Paulo e Mestre Biu Roque, além de trabalhos com Siba, que produziu seu álbum Sonorosa (2019), com participações de Jorge Du Peixe, Juçara Marçal e Maria Beraldo.

Nos últimos anos, sua agenda ganhou amplitude nacional: realizou shows em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal — incluindo apresentação na IV Conferência Nacional de Cultura. Em 2025, venceu o concurso nacional Elo FEAT dos Sonhos, gravando o single O Trono com Lenine.

Também este ano, passou 35 dias na Europa no projeto Caravana da Cultura Pernambucana, com shows em Paris, Londres e Holanda. Após o retorno ao Brasil, esteve em palcos como o Festival Quizomba (PR) e o Festival Guriatã (PB), além de apresentações em Pernambuco.

Serviço | Lançamento do álbum Encanto e Poesia – Mestre Anderson Miguel
Data: 29 de novembro de 2025, às 21h
Local: Festa da Padroeira de Nazaré da Mata (PE) – Praça da Catedral de Nossa Senhora da Conceição
Acesso: Evento aberto ao público

Foto: Thayanna Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *