A Viana & Moura Construções, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, realizou a entrega e a assinatura dos contratos do programa Morar Bem, Entrada Garantida. A iniciativa é uma parceria da Construtora com o governo do Estado, a Companhia Estadual de Habitações e Obras (Cehab), o programa “Minha Casa, Minha Vida” e a Caixa Econômica Federal. Estiveram presentes 80 famílias beneficiadas com a doação de R$ 20 mil para adquirir a casa própria, que deve ser entregue até o fim deste ano.
O sócio e CEO da Viana & Moura, Thiago Chianca, ressalta que a parceria com o Governo do Estado e a Caixa foi fundamental para possibilitar a entrega. “Nos nossos 20 anos de existência, momentos como esse são muito especiais para as nossas atividades, que sempre foram voltadas para famílias de até dois salários mínimos. Desde 2009, estamos trabalhando com o programa Minha Casa, Minha Vida e, apesar de muitos esforços, foi ficando mais difícil viabilizar o acesso, devido à falta de subsídios. O Morar Bem, Entrada Garantida vem para diminuir esse problema no mercado de habitações de interesse social e foi feito na medida certa para as famílias que mais precisam”.
O presidente da Cehab, Paulo Lira, afirma que a oportunidade, além de facilitar a conquista da casa própria, favorece toda a cadeia produtiva da região, com a criação de postos de trabalho na construção das moradias. “O programa é de grande importância para as famílias terem acesso à habitação, pois antes muitas ficavam pelo caminho, por não conseguirem o valor da entrada. Em Pernambuco, das 50 mil pessoas que eram aprovadas no financiamento, apenas 8 mil conseguiam assinar seu contrato, devido à falta de recursos. Hoje, através da parceria com a Viana & Moura, já fizemos 80 assinaturas da demanda mínima do Laranjeiras. Isso, sem sombra de dúvidas, estimulou não só o crescimento das vendas, como também o mercado da região”.
A família do Claudson Ferreira e da Kelly Barbosa, uma das beneficiadas com o recurso, revelou que a conquista é motivo de muita alegria, principalmente, para dar um lar de qualidade para a filha Aurora. “Esse subsídio foi crucial, sem ele a gente dificilmente teria condições de dar entrada na nossa casa, seria muito difícil e teríamos que abrir mão de muitas coisas para tentar”, pontua Claudson. Kelly também afirma que o momento é de muita muita gratidão e um grande passo para alcançar seu objetivo. “O coração está a mil desde o dia que fomos contemplados com a casa, isso é um sonho da nossa filha, e de lá até aqui a gente só vem avançando a cada etapa, já estamos ansiosos para a entrega da chave”.
Ao todo, o programa Morar Bem entregará mais de 40 mil casas que deve beneficiar milhares de famílias. A Viana & Moura é uma das principais construtoras que assinou contratos pelo programa habitacional e, de acordo com Thiago Chianca, cerca de duas mil moradias serão entregues até o final de 2024. O objetivo é que, até 2027, essa meta de imóveis, feitos pela construtora, seja dobrada.