Esqueçam a feirinha de ciências das escolas de antigamente. Um mega evento vai acontecer neste sábado (14), no Polo Caruaru, das 10h às 14h, e promete reunir mais de duas mil pessoas para avaliar e participar da produção de todos os alunos do ensino fundamental 1 e 2 do Colégio GGE Caruaru. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Realizada a cada dois anos, a Mostra de Iniciação Científica (MIC) do colégio chega à 15ª edição e tem por objetivo estimular o interesse dos estudantes pela pesquisa e pelo conhecimento de ciências, envolvendo-os na criação de projetos, trabalhados em sala de aula ao longo dos meses antecedentes. Os trabalhos contam com o apoio da equipe pedagógica no processo de pesquisa e de desenvolvimento.
O tema desta central é “Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo: um olhar promissor para o futuro de nossa sociedade”. A gerente pedagógica do GGE, Anabelle Veloso, explicou que o evento se trata da “culminância de vivências, de meses de trabalho e dedicação, que levaram os meninos ao estímulo à pesquisa, inclusive pensando em como será o mundo no futuro.
“Os alunos se envolvem em pesquisas, estudam o tema, desenvolvem trabalhos para apresentar aos visitantes da mostra. Eles estão envolvidos desde a montagem dos estandes e são avaliados por professores. A mostra trabalha, então, não só o conteúdo abordado, mas também a participação, o trabalho em grupo, a habilidade de falar em público, entre outros pontos”, afirmou.
Uma das estrelas do MIC, em todas as edições, é a turma de robótica, que para este ano preparou a apresentação de vários experimentos inéditos. Leandro Angra, um dos coordenadores do laboratório, destacou algumas das apresentações preparadas para este ano. “Teremos uma ‘luta de sumô’ entre robôs, em que cada equipe terá de tirar o equipamento adversário da arena estabelecida. Também haverá desafios, com prêmios, envolvendo uma garra robótica, que poderá ser manipulada pelos visitantes, entre outros”, disse.
Angra lembra que também haverá estandes relacionados à cultura Maker, também presente no GGE, com atividades como desenhos com caneta 3D e um painel de bola de gude. “Essas atividades vão muito além do uso de tecnologias. Trabalhamos a parte socioemocional dos estudantes, bem como o desenvolvimento da criatividade de cada um”, explicou o professor.
Amanhã, a MIC também será realizada pela primeira vez na mais nova unidade da Instituição, o GGE Petrolina. No dia 28, será a vez de João Pessoa, na Paraíba, onde o GGE também tem unidade.