O “Projeto Juntas“, um grupo de pesquisa composto por oito mulheres de Belo Jardim, lançou, nesta segunda-feira (08), um documentário com o lema “Companheira me ajude, que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor”.
Bianca Quaresma, Cíntia Souza, Eduarda Lacerda, Maéve Oliveira, Marília Azevedo, Tiffany dos Santos, Thalyta Monteiro e Thayná Nascimento são as artistas que se uniram para colocar em prática o #NinguémSoltaaMãodeNinguém.
O projeto investiga formas de realizar trabalhos artísticos remotos e alcançar públicos de forma online. Nos meses de janeiro e fevereiro, as pesquisadoras realizaram encontros virtuais, uma vez por semana, para dialogar, ler trechos de livros e contos, contar histórias, trazer memórias e opiniões, e experimentar um pouco do trabalho umas das outras.
Ao final de cada encontro, elas criavam um videoarte como fruto da vivência nas diferentes linguagens representadas: teatro, artes visuais, música e dança. Desses trabalhos surgiram como produtos finais dois audiovisuais.
O primeiro é o Alice Desperta, um videoarte coletivo filmado durante uma intervenção urbana sem público, devido à pandemia. Já o segundo é um documentário que reúne trechos das reuniões, os vídeos produzidos, entrevistas e a trajetória da pesquisa. Ambos estão no YouTube do Projeto Juntas.