A música “A Feira de Caruaru”, composta pelo caruaruense, Onildo Almeida, e gravada pelo eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, completa nesta terça-feira (21), 66 anos.
A música fala do lugar que, há 17 anos, é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, nacionalmente conhecido por ter de “tudo que há no mundo” para vender.
Com a grande repercussão dessa música, Gonzagão conquistou o seu primeiro Disco de Ouro da carreira. Pode-se dizer que “A Feira de Caruaru” conhece o mundo e vice-versa. Tem versões em 34 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, entre outros. Por causa disso, Onildo costuma dizer que ganhou o mundo sem sair de Caruaru.
Atualmente, a Feira de Caruaru é composta por diversas feiras: do “Paraguai” ou de Importados; da Sulanca; de Gado; de Frutas e Verduras; de Raízes e Ervas Medicinais; do Troca-troca; de Flores e Plantas Ornamentais; de Couro (calçado, chapéus, bolsas); de Permanente de Confecções Populares; de Bolos e Seção de goma e doces; de Ferragens; Artigos de Cama, Mesa e Banho; Fumo; Permanente dos Importados; e a do Artesanato.
No alto dos seus 94 anos, Onildo celebrou a data com uma postagem em suas redes sociais.