Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

NaFoz comemora sua 10° edição no Poço da Panela

NaFoz comemora sua 10° edição no Poço da Panela

  • Cultura

A NaFoz (@feiranafoz), projeto idealizado por Germana Valadares, Isabela Cunha e Marly Queiroz, está de volta para sua 10ª edição neste sábado (26) e domingo (27), em um novo endereço: uma casa neoclássica do século XIX, localizada na Estrada Real do Poço, 418, no bairro do Poço da Panela. Com entrada gratuita, a feira acontece das 10h às 19h e promete ser uma excelente opção de passeio para o fim de semana.

A 10ª edição do evento tem como convidada especial a mestra artesã Sil de Capela, que vem do município de Capela, na zona da mata de Alagoas. Com uma média de 50 expositores, a feira faz uma excelente composição entre arte visual, arte popular, design, antiguidades, literatura e as belas orquídeas da Assope – Associação de Orquidofilia de Pernambuco.

Na ala da arte popular, o público poderá apreciar o trabalho de mestres artesãos, como o mestre Dunga Sampaio (Juazeiro do Norte, CE), que traz suas peças em madeira, incluindo os famosos santos, corações, figas e ex-votos; o mestre Marcos de Sertânia, que chega do Sertão de Pernambuco para lançar suas novas obras, os cães-carranca. As peças do mestre Nena (Cabo de Santo Agostinho – PE) e da Cerâmica do Cabo já são parte dos expositores permanentes. Aline Feitosa, do Pequeno Ateliê, também marcará presença com peças criadas especialmente para o Dia das Mães. Ainda na ala do artesanato, o coletivo de mulheres indígenas Moingobé trará cestarias, colares, brincos e redes. As antiquidades, assinadas e garimpadas minuciosamente, estarão com a Bons Tempos, de Marília Benevides.

No design, a feira traz de Florianópolis (SC) os icônicos bancos, luminárias e outros objetos criados pelo Estúdio Cruzeta, de Tiago Escher. As luminárias feitas com dobraduras da designer Cris Lomônaco, da Lum Luz, também estarão presentes. De Tracunhaém, os Bonecos de Pilão transformam elementos do universo nordestino em figuras geométricas e objetos de design, criações do artista plástico Ricardo Francisco e do arquiteto Marcos Torres. O Ceramiquinho, projeto de Guilherme Lira, utiliza cerâmica artesanal esmaltada para criar vasos, objetos de parede e máscaras decorativas com muito humor e cores vibrantes.

Laís Moreira faz sua primeira participação na Feira NaFoz, trazendo joias que exploram formas orgânicas e experimentam texturas, utilizando prata e referências das artes visuais.

A Morada vem do Agreste da Paraíba com trabalho autoral e o Bordado Labirinto, Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba. Além do tingimento natural, usando as plantas da Caatinga. Também usando tingimentos naturais, impressões botânicas e a técnica Shibori, estarão as peças de estampas exclusivas da Olívia Shibori, marca da pernambucana, Luciana Queiroga.

A gastronomia da feira será assinada pelo Restaurante Al Mare, que oferecerá um cardápio mediterrâneo contemporâneo, incluindo ceviche de robalo e risoto al mare, além de vinhos e drinques refrescantes. A Vila Amizade estará servindo pães, croissants e cafés. Para a sobremesa, os bolos da Confeitaria de Origem e delícias veganas, como os queijos de castanha da Luolí e o sorvete da Jazzlato, estarão disponíveis.

Crianças e adultos poderão acompanhar a segunda performance de plantio de árvores no bairro do Projeto IPÊ, além da exposição das obras de arte dos artistas que fazem parte do projeto: Gabriel Petribu, Marcelo Silveira, Margot Monteiro e Sílvio Zancheti.

Ainda na feira, será possível apreciar a terceira mostra da Contaminação do Poço, com a Galeria 418 aberta ao público, onde os artistas compartilharão suas obras e experimentações. A mostra convida a revisitar o que foi produzido, não como uma repetição, mas como uma reinvenção coletiva, ressignificada pelos artistas: Alexandre Nóbrega, Eduardo Gaudêncio e Gabriel Petribu.

Programação da 10ª Feira NaFoz:

  • Sábado, 26 de abril:
    • 10h às 19h: Feira aberta
    • 16h: Plantio de mudas de Ipês no bairro
  • Domingo, 27 de abril:
    • 10h às 19h: Feira aberta
    • 16h: Plantio de mudas de Ipês no bairro

Local: Estrada Real do Poço, 418, Poço da Panela, Casa Forte, Recife, PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *