Um grande encontro do samba pernambucano e carioca vai fechar com chave de ouro a programação do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) em Pesqueira, que anuncia também uma nova atração para este domingo (4): o goiano Murilo Huff. No palco Pernambuco Meu País, na Praça Dom José Lopes, se apresentarão nomes como Grupo de Choro Ororuba; o Pagode do Didi (Patrimônio Vivo de Pernambuco), com participação de cantoras como Gabi do Carmo, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Helena Cristina e Paz Brandão; o Fundo de Quintal (RJ), que há mais de 50 anos fazem o povo brasileiro sambar com suas músicas; e Diogo Nogueira (RJ), um dos atuais nomes mais representativos do gênero musical no Brasil. Tudo gratuito. Confira abaixo a programação.
Mas também haverá uma diversidade de atividades espalhadas nos polos culturais do festival. O País da Literatura terá duas ações: uma é a ação itinerante Livros Livres, das 6h às 7h; a outra é uma apresentação no EREM Cristo Rei, às 14h, intitulada Armorial Interações Culturais com a palestra: Corpo, Memória e Dissidência – Um Itinerário Dramatúrgico na Busca Pelos Corpos LGBTQIA+.
No País das Conexões Criativas serão promovidos debates importantes sobre a cadeia produtiva da cultura. Na Praça Dom José Lopes, às 10h, será realizada a palestra Pesqueira Vestida de Renda, com Cecília Pessoa. Já na Rua Cardeal Arcoverde, acontecerá a ação Intervenção Artística: Viver Pernambuco, às 15h. Outra conversa sobre o assunto será debatida no País das Conexões Visuais, da EREM Cristo Rei, às 14h, a palestra Mercado, Fomento e Possibilidades, com Nathalia Cruz.
O Cortejo Brincantes levará manifestações da cultura popular pernambucana às ruas de Pesqueira, a partir das 15h, com grupos como Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, Caretas de Triunfo, Boi Charmoso e Batalhão 19 – Flor de Lis.
Também palco da riqueza cultural da nação Pernambuco, o País das Culturas Populares, na Praça da Rosa, será palco de atrações como Elisete Cirandeira, Viola Luz, Afoxé Ylê Xambá e Adivinhação. No mesmo local acontece, a partir das 18h, a programação do País da Música, com artistas representantes da atual cena como Gilú Amaral, Duo Repercuti e Lucas dos Prazeres. Há ainda a opção do Palco Conservatório Pernambucano de Música, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, com Betto do Bandolim e Bozó Sete Cordas, às 16h.
Quem quiser curtir um espetáculo teatral pode ir ao País das Artes Cênicas. Na Praça da Rosa, às 10h30, haverá encenação da peça Corpos e Sonoridades Híbridos; Na EREM Cristo Rei, às 9h, é a vez do Corpo Atento – Subjetivação do Gesto Popular, de Breno Liberato. Em seguida, às 16h, a performance Chão de Lula: Uma Homenagem à Memória de Lula Calixto, finalizando com o Pa(Ideia) – Pedagogia da Libertação, com sessão às 19h.
A magia das artes circenses segue sendo valorizada na Lona Alakazam – País do Circo, no campo de futebol da EREM Cristo Rei. Às 18h será realizada uma sessão do espetáculo: Os Títeres de Porrete: Tragicomédia de Dom Cristovão e Sinhá Rosinha. Também acontecem duas sessões, às 15h e 17h, do Circo Águia Dourada.
PERNAMBUCO MEU PAÍS – Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o festival tem o objetivo de promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país.
Para mais informações, acesse www.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou a conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.
Confira a programação do Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira neste domingo (4/08):
País da Literatura
Ação itinerante no município
6h às 7h – Livros Livres
EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)
14h – Armorial Interações Culturais com a palestra: Corpo, Memória e Dissidência – Um Itinerário Dramatúrgico na Busca Pelos Corpos LGBTQIA+
País das Conexões Criativas
Praça Dom José Lopes, Centro
10h – Pesqueira Vestida de Renda – Cecília Pessoa
Rua Cardeal Arcoverde
15h – Intervenção Artistica: Viver Pernambuco
Cortejo Brincantes
Itinerantes pelas principais vias da cidade
15h – Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria
16h – Caretas de Triunfo
17h – Boi Charmoso
18h – Batalhão 19 – Flor de Lis
País das Culturas Populares
Praça da Rosa
13h – Elisete Cirandeira
14h – Viola Luz
15h – Afoxé Ylê Xambá
16h40 – Adivinhação
País da Música
Praça da Rosa
18h – Gilú Amaral
19h20 – Duo Repercuti
20h40 – Lucas dos Prazeres
Palco Conservatório Pernambucano de Música
Igreja Nossa Senhora da Conceição
16h – Betto do Bandolim e Bozó Sete Cordas
País das Artes Cênicas
EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)
9h – Corpo Atento – Subjetivação do Gesto Popular – Breno Liberato
16h – Chão de Lula: Uma Homenagem a Memória de Lula Calixto
19h – Espetáculo Pa(Ideia) – Pedagogia da Libertação
Praça da Rosa
10h30 – Espetáculo: Corpos e Sonoridades Híbridos
Lona Alakazam – Escola Cristo Rei
18h – Espetáculo: Os Títeres de Porrete: Tragicomédia de Dom Cristovão e Sinhá Rosinha
País das Conexões Visuais
EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)
14h – Mercado, Fomento e Possibilidades – Nathalia Cruz
Lona Alakazam – País do Circo
Escola Cristo Rei (campo de futebol)
15h – Circo Águia Dourada
17h – Circo Águia Dourada
Pernambuco Meu País
Praça Dom José Lopes, Centro
17h – Murilo Huff
18h – Grupo de Choro Ororuba
19h30 – Pagode do Didi, com participação de Gabi do Carmo, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Helena Cristina e Paz Brandão
21h – Fundo de Quintal
22h50 – Diogo Nogueira
Foto: Ruth Luna