A Neoenergia Pernambuco e o Governo do Estado inauguram, nessa quarta-feira (31), a Subestação Mundaú, no município de Garanhuns, Agreste pernambucano. O empreendimento vai promover mais qualidade, confiabilidade e continuidade no fornecimento energético para cerca de 60 mil pessoas que residem nas cidades de Garanhuns, Brejão e São João. No total, foram investidos mais de R$ 27 milhões na nova unidade. O evento conta com a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra, e do presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.
O investimento da Neoenergia na subestação também tem como finalidade promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Com a incorporação da nova estrutura e reforço do sistema elétrico, as cidades do Agreste estarão ainda mais preparadas para receber novos empreendimentos de diversos segmentos econômicos, sejam grandes parques industriais ou empresas de médio porte. Isso significa mais infraestrutura e recursos financeiros circulando na economia e uma maior geração de empregos.
O presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, enfatiza a importância da nova subestação para o setor produtivo. “A região desenvolve uma atividade agropecuária estratégica para o Estado e será diretamente beneficiada com a ampliação da oferta de energia. Nos últimos meses, concentramos muitos esforços na melhoria do sistema elétrico que atende a Bacia Leiteira e a implementação da Subestação Mundaú vem reforçar ainda mais a confiabilidade do fornecimento energético, insumo indispensável para o crescimento da economia local”, pondera o executivo.
“Essa região tem vocação para crescer. Temos aqui uma bacia leiteira forte e uma atividade turística importante, o que demanda infraestrutura. A entrega desta Subestação vai fortalecer a rede elétrica e ampliar a oferta de energia, promovendo assim a estabilidade no fornecimento. E isso vem sendo realizado em Pernambuco todo. Neste ano, já inauguramos a Subestação Araripina, região que possui um forte polo gesseiro, e a Subestação Via Mangue, garantindo mais estabilidade para a população que reside na Zona Sul do Recife”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A Subestação Mundaú está construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e está ligada a três linhas de subtransmissão, que reforçarão o sistema elétrico da região. A potência inicial da unidade é de 20 MVA, mas com a possibilidade de chegar a 53,2 MVA. A nova subestação está dotada de equipamentos com tecnologia de ponta e automatização, que permitem o monitoramento e a gestão do empreendimento à distância, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife.
A energização da unidade reduziu a extensão dos circuitos já existentes e a quantidade de consumidores por circuito, garantindo assim uma maior flexibilidade operacional na região com a possibilidade de transferência de cargas de acordo com a demanda de cada local.
OUTRAS SUBESTAÇÕES
A Subestação Mundaú será a terceira entregue no Estado, em 2024. Nos últimos meses de fevereiro e maio, a Neoenergia Pernambuco inaugurou as subestações Araripina II, no Sertão do Araripe, e Via Mangue, no Recife. Atualmente, existem mais duas subestações estão em construção, em Petrolina (Petrolina III), no Sertão do São Francisco, e Paulista (Maria Farinha), no Grande Recife.
Foto: Ruth Lima