Ao longo da história, conhecer o próprio corpo sempre foi um desafio para a mulher, principalmente as suas áreas íntimas. Com o intuito de evitar falar sobre a vulva e vagina, inúmeros apelidos foram criados para se referir a região íntima, dificultando o conhecimento da anatomia da genitália feminina. Mas hoje, devido a uma maior abertura sobre o assunto, milhares de mulheres têm buscado o autoconhecimento íntimo e procurado soluções para desconfortos que afetam esta região.
“Estética íntima é sobre mulher. Vai além da beleza de uma região que é tão íntima para as mulheres, é sobre a autoestima, sobre se sentir bem, empoderada, desejada e confiante. Trabalhamos com mulheres que querem modificar algo em si, mas com o objetivo sempre de trazer mais do que modificações anatômicas em que elas desejam e, sim, devolver, muitas vezes, sentimentos que podem interferir na qualidade de vida dessas pacientes, dando liberdade para elas fazerem o que quiserem sem se preocuparem com questões que tanto as incomodavam”, explica a ginecologista do Intensiva Day Hospital, Tamires Lopes.
A Estética Íntima tem a finalidade de oferecer tratamentos voltados para a beleza e funcionalidade da parte externa da região íntima, ou seja, a vulva. Os procedimentos podem ser: Cirúrgicos: A labioplastia ou ninfoplastia é um exemplo de cirurgia realizada para diminuir, corrigir assimetrias e hipertrofia dos pequenos lábios usando técnicas invasivas.
Não-cirúrgicos: Se refere a um conjunto de protocolos e técnicas conhecidas como Rejuvenescimento Íntimo, em que o objetivo é restaurar a estética e funcionalidade da área íntima. Ao contrário dos procedimentos cirúrgicos, essas técnicas são nada ou pouco invasivas. Normalmente é necessária uma consulta para avaliar a paciente como um todo, escutar e entender a sua principal queixa. Depois de uma avaliação clínica completa, se a paciente não apresentar nenhuma contraindicação, o procedimento que for necessário, poderá ser realizado.
Em Caruaru, o Intensiva Day Hospital tem a Dra. Tamires Lopes que trabalha com Estética Íntima. Ela é ginecologista e já está totalmente integrada a cultura que o hospital busca implantar na sociedade. “O Intensiva Day é um hospital que chegou à Caruaru para inovar, pois podemos fazer procedimentos que antes eram realizados em regime de internamento, trazendo maiores riscos aos pacientes. Aqui no Day Hospital, o paciente vai para um procedimento e tem alta no mesmo dia, reduzindo riscos que podem ser associados aos internamentos. Sem contar com a estrutura, aqui tem toda tecnologia necessária e profissionais qualificados para tornar a experiência do paciente a melhor possível”, comentou.