A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, anuncia o sucesso em mais uma iniciativa de coleta de latinhas durante as tradicionais festas de junho em Pernambuco. Em parceria com as Cooperativas de Reciclagem Pró-Recife e Gusmão, a coleta aconteceu em duas cidades, Recife e Sairé, que atraem milhares de pessoas anualmente. Além da festa de São João, o resultado final foi impulsionado pela coleta na celebração de São Pedro, também organizada pela Prefeitura do Recife, no Sítio Trindade, entre os dias 25 e 29 de junho.
Superando a expectativa inicial, a companhia irá destinar para a reciclagem aproximadamente 10 toneladas de latinhas de alumínio consumidas durante as festividades, o dobro do volume previsto, confirmando seu compromisso com a economia circular da embalagem. A iniciativa fortalece ainda a inclusão social e a geração de renda para catadores autônomos, organizados pelas cooperativas Pró-Recife e Gusmão, e outras associações da região.
Após a separação, todas as latinhas foram encaminhadas ao Centro de Coleta da Novelis localizado em Jaboatão dos Guararapes (PE), onde o material passa pelas etapas de pesagem, análise de qualidade, limpeza, prensagem, estocagem e preparação para transporte até a fábrica de chapas da Novelis em Pindamonhangaba (SP), considerada o maior Complexo de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo. Lá, após a reciclagem, a sucata é transformada em chapas de alumínio, que, posteriormente, serão utilizadas na fabricação de novas latas para bebidas, prontas para o consumo.
Esse ciclo contribui diretamente para que o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas continue sendo um sucesso no país e no mundo – no Brasil, ele se mantém acima de 95% há mais de 15 anos.
Para Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis, “ O São João em Pernambuco nos mostrou o poder de uma festa que, além de cultural, pode ser um motor de sustentabilidade, gerando impacto positivo do ponto de vista ambiental e social. Para a Novelis, a reciclagem vai além de um modelo negócio, é um compromisso com a sociedade e o futuro do planeta.”