Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

NTCPE abre inscrições para seleção da incubação do Marco Pernambucano da Moda

NTCPE abre inscrições para seleção da incubação do Marco Pernambucano da Moda

  • News

O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) está com inscrições abertas, até o dia 18 de agosto, para o processo seletivo de marcas de moda que têm interesse em participar do Programa de Incubação 2024/2025 do Marco Pernambucano da Moda. Podem ser contempladas até 30 empresas na modalidade presencial. O conjunto de ações integradas voltadas à estruturação e ao desenvolvimento de promissores negócios de moda, nas esferas local e nacional, tem duração de 12 meses e acontece nos turnos da manhã e da tarde, nas unidades do NTCPE em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, com domicílio em Pernambuco. Os projetos precisam ter, no mínimo, dois integrantes (com exceção dos que têm foco em serviços). Ao menos um deles precisa entender o básico do pacote office, redes sociais e plataformas digitais. A equipe deve aderir à contrapartida financeira (conforme regras dispostas em edital), além de participar de no mínimo 70% das atividades promovidas de forma presencial interna, remota por videoconferência e externa.

Além de ser uma ferramenta de estímulo ao empreendedorismo em Pernambuco, o Programa de Incubação também conecta diferentes atores ligados ao segmento no Estado, como o setor empresarial, a esfera pública e as Instituições de ensino superior. O diretor-presidente do NTCPE, Pedro Miranda, destaca que “os participantes vão ter a oportunidade de mergulhar em um programa abrangente, que combina conhecimentos essenciais de gestão, marketing, produção, comercialização, presença digital e sustentabilidade na indústria da moda”.

Pedro Miranda acrescenta que, ao longo do programa, que se inicia no dia 4 de setembro, as empresas vão ser capacitadas com estratégias avançadas para desenvolver e posicionar marcas de moda, explorando desde o planejamento estratégico até a gestão de vendas e a presença digital eficaz. “Além disso, vão ser introduzidos os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para que aprendam como integrar práticas sustentáveis em seus negócios criativos para um impacto positivo no mercado e na sociedade”.

A empreendedora Moema Cardoso, da marca MOA, destaca a importância da participação na incubação. “Houve um grande suporte, na totalidade das mentorias, como o direcionamento para a construção da marca e também o desenvolvimento do produto, dando o enfoque necessário aos processos de comercialização, estabelecendo uma estratégia para as vendas. Acho que esse seria o ponto: foi e ficarão para sempre os suportes que cada marca recebeu”.

É possível baixar o edital e formulários necessários para fazer a inscrição por meio do site institucional da Incubação 2024-2025: https://incubacao.marcopemoda.com.br/. A unidade do NTCPE em Caruaru fica na Rua Visconde de Inhaúma, 107, bairro Maurício de Nassau. Já a unidade do NTCPE, em Olinda, fica na Avenida Dr. Joaquim Nabuco, 131, Mercado Eufrásio Barbosa, bairro Varadouro.

A seguir, o cronograma do processo seletivo – Incubação 2024/2025:

. Inscrição das Propostas | até 18 de agosto
. Qualificação das Propostas | 19 de agosto
. Resultado das Propostas Qualificadas para a Defesa Oral | 20 de agosto
. Defesa oral das Propostas em Olinda e Caruaru | 23 a 27 de agosto
. Publicação dos Resultados da Análise dos Projetos | 28 de agosto
. Recursos | 29 de agosto
. Divulgação do Resultado Final | 30 de agosto
. Convocação e Contratação dos Projetos Selecionados | 2 de setembro
. Início da Incubação | 4 de setembro

NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).

Foto: Aladim Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *