Festividades de fim de ano geralmente são sinônimos de muitos excessos e alguns quilinhos a mais na balança. Para quem se esbaldou nas ceias, agora é hora de correr atrás dos cuidados após os períodos de comemoração. A nutricionista Fabrícia Padilha, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde, dá algumas dicas para quem “passou do ponto” nas celebrações de Natal e Réveillon.
“É importante voltar à rotina alimentar, preferindo sempre alimentos leves e de fácil digestão. Continue se hidratando bem, podendo lançar mão de água e coco ou chás mais diuréticos, para ajudar a reduzir inchaço e ressaca, para quem consome bebidas alcoólicas”, orientou Fabrícia Padilha.
“Beba bastante água e hidrate-se bem durante todo o dia. Faça refeições mais leves, dê preferências às frutas, verduras e legumes; proteínas magras, inclua oleaginosas no cardápio; e evite alimentos muito gordurosos e frituras. Na hora da sobremesa, se possível, prefira bolos feitos de frutas, e opções sem açúcar ou com redução desse ingrediente na preparação”, acrescentou a coordenadora do curso de Nutrição da FPS.
Muita gente costuma dizer que refrigerante é bom para combater a ressaca. No entanto, a especialista destaca que é importante repor as energias com suco natural da fruta, água ou água de coco.