A realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está em contagem regressiva. Com menos de um mês para que os estudantes testem seus conhecimentos e garantam uma entrada no ensino superior, a preparação chega na sua reta final.
Em 2025, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 9 e 16 de novembro.
Como forma de sugerir aos estudantes uma preparação com foco em concentração, saúde e bem-estar, Mônica Magalhães, nutricionista e coordenadora acadêmica da Faculdade Unime Anhanguera, explica que os hábitos alimentares podem influenciar diretamente na execução da prova.
Para a especialista, o ideal é sempre bom evitar o excesso do consumo de alimentos que são ricos em açúcar, gordura e cafeína, pois esses componentes, em alta quantidade, podem interferir no sono e ampliar sintomas de ansiedade. “São alimentos que oferecerem picos de energia e são seguidos por quedas bruscas, o que aumenta a irritabilidade e a ansiedade. Além disso, elevam os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, perpetuando o ciclo. Já uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, ajuda a regular o humor e a fortalecer o organismo contra os efeitos do estresse,” afirma.
Mônica indica o maior consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, e magnésio, presente em vegetais verdes escuros e nozes, pois eles ajudam a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, carboidratos complexos, como aveia, aumentam a produção de serotonina, e promovem o bem-estar. Chocolates amargos e peixes gordurosos como o salmão, ricos em ômega-3, também são recomendados, pois ajudam a combater a inflamação e a melhorar o humor.
Por fim, Mônica indica que ter uma hidratação adequada também é fundamental para o controle do estresse.
“Não tomar água contribui para a falta de concentração, pois esse mau hábito também aumenta os níveis de cortisol. Incluir uma quantidade adequada de água ao longo do dia, além de bebidas como chás de ervas e água de coco, pode ajudar a manter o corpo e a mente equilibrados, contribuindo para a redução do estresse”, finaliza.