Na sexta-feira (8), o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, recebeu na sede da Seccional, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) da Prefeitura do Recife, Rafael Figueirêdo. Em pauta, a assinatura de acordo de cooperação técnica entre os órgãos, com a finalidade de esclarecer a população sobre adoção de pets. Também participaram do ato: a presidente e a secretária-geral da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais (CDPA) da OAB-PE, Anaís Araújo e Raíssa Vasconcelos, respectivamente, e a coordenadora do Adota Pet, Amanda Santos.
O objetivo é promover a plataforma Adota PE, desenvolvida com o objetivo de ampliar o número de adoções de cães e gatos no Recife e, consequentemente, diminuir a quantidade de animais em situação de rua. O aplicativo facilita o acesso do cidadão aos pets disponíveis para adoção.
“É com grande satisfação que a OAB-PE, através da nossa Comissão de Defesa e Proteção dos Animais, se une à Prefeitura do Recife para essa missão tão nobre que é ajudar na adoção de pets e elucidar todas as dúvidas da sociedade sobre os direitos dos animais e orientação jurídica. A OAB-PE está inteiramente à disposição da população nesta causa”, garantiu o presidente Fernando Ribeiro Lins.
Para acessar o serviço, basta baixar a plataforma Conecta Recife, ir até a aba Adota Pet, onde está disponível o link “Dúvidas sobre Direitos do Pet? A OAB Responde”. Todas as questões encaminhadas através do aplicativo serão prontamente analisadas pelos membros da CDPA. No prazo de dez dias, o requerente terá acesso às orientações solicitadas, que poderão ser respondidas via contato no WhatsApp, e-mail ou reunião virtual.