Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Obra de Tânia Carneiro Leão entra em exposição no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, equipamento que leva o nome de seu pai

Obra de Tânia Carneiro Leão entra em exposição no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, equipamento que leva o nome de seu pai

  • Cultura

O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (CCMEB), em Olinda, recebe nesta quarta-feira (18), das 17h às 20h, a exposição “Jogos Frutais”, da artista plástica Tânia Carneiro Leão. Composta por 80 obras, a mostra é uma homenagem à vida e à produção artística de Tânia, que ocupará as galerias 1 e 2 do equipamento de cultura administrado pelo Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — ADEPE, em parceria com a Prefeitura de Olinda.

Sob curadoria de Carlos Henrique Barbosa, Tânia Carneiro Leão apresenta 20 telas pintadas com tinta acrílica e 60 desenhos executados a partir de técnicas e temáticas variadas. Do conjunto de pinturas em tela, cinco delas trazem cinco mapas oníricos de Olinda e do Recife; as demais 15 apresentam a diversidade multicolor de flores e frutas — daí o nome da exposição, emprestado do poema de João Cabral de Melo Neto, no que Tânia dialoga com outra linguagem artística com que se expressa, a poesia.

De maior dimensão do que as demais telas, os mapas de Tânia Carneiro Leão — que homenageiam artistas como o também olindense Bajado, além de Francisco Brennand e Vicente do Rego Monteiro — estabelecem outra aliança com a poesia: pela geografia das cidades que pintou estão espalhados poemas de Carlos Pena Filho, um dos mais importantes poetas pernambucanos do século passado, de quem a artista é viúva.

Esta mostra, a propósito, é intimamente simbólica para Tânia Carneiro Leão, pelo fato de que Eufrásio Barbosa, prefeito que geriu Olinda durante o início da década de 1960 e que nomeia o centro cultural, era o seu pai. “Fico muito feliz em expor no Eufrásio Barbosa, este belo centro cultural que tem o nome do meu pai, numa justa homenagem prestada pelo povo de Olinda ao que foi um dos seus mais importantes prefeitos.”

Trata-se da segunda exposição de Tânia Carneiro Leão no CCMEB. A artista expôs pela primeira vez em 2018, quando o equipamento foi inaugurado enquanto centro cultural, após uma grande reforma. Localizado numa construção datada dos séculos 17 e 18, onde funcionou a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, o prédio foi, no século passado, uma fábrica de doces e um mercado público, até se tornar centro cultural.

“É com muita alegria que abrimos espaço no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa para fazer referência à história e à nossa cultura, com a exposição de Tânia Carneiro Leão. A artista faz referência, inclusive, a João Cabral de Melo Neto, que até hoje influencia gerações por valorizar a cultura regional, em especial a nordestina”, diz André Teixeira Filho, diretor-presidente da ADEPE.

A diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da ADEPE, Camila Bandeira, ressalta o papel do CCMEB na exaltação das nossas identidades e dos nossos artistas. “A gente não pode construir política pública de economia criativa sem ações de apreciação da criatividade de nossos artistas; do que eles constroem sobre a nossa própria gente. Aí está o nosso tesouro, quem somos”, diz.

Serviço:

EXPOSIÇÃO
“Jogos Frutais”, por Tânia Carneiro Leão
Em cartaz de 18/12/2024 a 18/02/2025
Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, S/N, Olinda
Abertura: das 17h às 20h
Visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *