O Censo 2022 aponta que Olinda tem um dos melhores índices de alfabetização de Pernambuco. Entre as pessoas com mais de 15 anos, a taxa de alfabetização da Marim dos Caetés atingiu 93,3%, atrás apenas de Fernando de Noronha (95,1%) e Paulista (94,1%). É o número que corrobora o compromisso da Gestão com a educação e resulta de uma série de iniciativas da Secretaria de Educação.
“A gestão faz todo um trabalho nas comunidades para sensibilizar as pessoas que ainda não concluíram o ensino fundamental para que terminem a escolarização, seja através do EJA (Educação de Jovens e Adultos), seja com o ProJovem, que é uma parceria com o Governo Federal. Esse movimento de sensibilização tem contribuído para o número de pessoas alfabetizadas”, ressaltou a secretária de educação de Olinda, Edilene Soares.
Caminhando lado a lado com esse processo está o trabalho de base, com as crianças. As escolas em tempo integral passaram a virar realidade na cidade a partir de 2017 e, de lá para cá, foram sete unidades funcionando nesse modelo. Mais da metade das escolas já funciona com climatização, assim como 100% das creches. Com os professores, a gestão mantém os pagamentos em dia e dentro do piso naconal. Para os professores com carga horária de 40 horas o vencimento é de R$ 4.608,57, acima do piso nacional, hoje em R$ 4.580,57.
Foto: PMO