Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Ortopedista alerta para traumas e lesões no Carnaval

Ortopedista alerta para traumas e lesões no Carnaval

  • Saúde

Frevo, maracatu, shows, sobe e desce de ladeiras, blocos, troças. Depois de dois anos sem festa na Folia de Momo por causa da pandemia do Novo Coronavírus, o folião só quer saber de curtir, e muito, o carnaval deste ano. E deve mesmo! No entanto, tem que estar preparado para aproveitar a festa sem sofrer no dia seguinte. Para isso, deve ficar ligado numa boa hidratação, investir em roupas leves, numa alimentação saudável e, também, em calçados confortáveis. Isso para não prejudicar os membros inferiores e a coluna.

O ortopedista e traumatologista Sormane Britto, especialista também em Medicina do Bem-estar, alerta, primeiramente, para os cuidados com o corpo antes de cair na folia. “Se você sabe que vai exagerar neste período, prepare seu corpo para a carga extra. Faça uma programação prévia de exercícios, que pode incluir alongamento, aeróbica e musculação. Uma série de atividades bem executadas e com acompanhamento profissional previne contra câimbras, lesões e inflamações, e ainda garante a alegria da festa”, orienta.

Com a estrutura física em ordem, deve-se estar atento ao que vestir e calçar nos dias de folia. Com previsão de sol e temperaturas chegando aos 30 graus neste mês de fevereiro em Pernambuco, é importante investir em roupas leves, de tecidos finos e que possibilitem o corpo transpirar naturalmente. Outra atenção diz respeito ao que calçar no carnaval.

O calçado ideal para quem vai pular em blocos de rua ou simplesmente acompanhar troças é um tênis confortável ou um sapato sem salto. “Isso porque o tornozelo e o joelho é que suportam as sobrecargas do corpo, e são locais de frequentes lesões. Exagerar no carnaval, com saltos inadequados no sobe e desce de ladeiras ou no passo do frevo, por exemplo, pode causar instabilidade e provocar lesões dos ligamentos ou dos meniscos, e torções e fraturas de tornozelo”, explica Sormane.

Mais um cuidado importante é com a coluna lombar. Exageros e movimentos bruscos em passos de dança podem sobrecarregar essa região, provocando lesões e dores musculares. Por isso, também, é tão importante preparar o corpo previamente para a folia.

Comidas e bebidas alcoólicas também estão na lista de cautelas nesta época do ano, quando o fast food é a pedida mais procurada. Preferir uma alimentação mais leve e saudável sempre que possível facilita a digestão e evita as infecções. E não esquecer nunca de se manter hidratado. Água é sempre a melhor pedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *