No encerramento do Outubro Rosa, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social e o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila oferecem serviços de saúde gratuitos para moradoras de comunidades da Zona Sul do Recife. Nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, na sede do IJCPM, no Pina, 90 mulheres pré-cadastradas receberão atendimento clínico para prevenção e diagnóstico de câncer de mama.
Entre as participantes estão marisqueiras e integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade social no Pina e Brasília Teimosa. “No território onde atuamos, priorizamos um perfil de público com menos acesso a serviços de saúde, seja por dificuldade de agendamento nas unidades públicas ou por falta de informação. A partir desse critério, realizamos uma busca ativa para o cadastramento”, explica a gerente do IJCPM, Fábia Siqueira.
As participantes serão recepcionadas com um café da manhã. Um bingo será realizado para entreter as pacientes enquanto elas aguardam a consulta. Haverá distribuição de brindes com vale-compras de serviços de beleza de empreendedoras da própria comunidade, como manicure, cortes e penteados.
Durante o atendimento feito pela equipe médica, será analisada a necessidade de fazer um rastreamento mais detalhado. “Caso a mulher tenha 40 anos ou mais e não tenha feito mamografia no último ano, ou se nela for encontrado algum achado clínico, como nódulo palpável, iremos encaminhá-la a uma das unidades da nossa clínica para fazer, de forma gratuita, o exame de imagem mais apropriado, seja ultrassonografia ou uma mamografia”, explica a radiologista Mirela Ávila, Diretora Médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
CAMINHADA
Na quinta-feira (31) pela manhã, o IJCPM promove uma caminhada pelos bairros do Pina e de Brasília Teimosa para conscientizar as mulheres dessas comunidades sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata, unindo as bandeiras do Outubro Rosa e Novembro Azul. A concentração será às 8h, na Rua Abreu Albano, ao lado do estacionamento do RioMar Recife, e reunirá grupos comunitários, como o Bem-Viver, do IJCPM, com pessoas 60+ que se encontram semanalmente para atividades físicas e outras práticas de bem-estar, e as Sereias Teimosas, grupo cultural de cirandeiras da região.